02 JUL 2015
SAÚDE
Público da Festa da Cerejeira terá serviços gratuitos e orientações sobre prescrição farmacêutica

Quem passar pelo Lago Artificial de Garça, neste sábado (4), das 10h às 17h, durante a Festa da Cerejeira, terá acesso a serviços gratuitos de assistência e prescrição farmacêutica, além de testes de pressão arterial e glicemia capilar. Esses e outros serviços serão oferecidos pelos farmacêuticos voluntários da Seccional de Marília do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, por meio do tradicional evento “Farmacêutico na Praça”.

O público presente também terá acesso a informações sobre o descarte adequado de medicamentos, tipos de interações medicamentosas, dicas sobre como tomá-los (com água, leite, em jejum ou durante as refeições), a diferença entre genéricos, similares e de referência, além de folders com orientação sobre os perigos da automedicação.

“O intuito é levar à população conhecimento sobre os medicamentos e esclarecer sobre os riscos da automedicação. Vamos contar com sete farmacêuticos e acadêmicos do curso de Farmácia da Unimar para dar orientações aos participantes do evento”, comenta Luciane Tiburtino, diretora da seccional do CRF em Marília e farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde.

Excepcionalmente nesta ação, também será oferecida orientação sobre a dengue e a febre chikungunya, por causa da forte epidemia que assola o Estado. A campanha “Farmacêuticos contra a Dengue” segue ativa, preparando os profissionais na recepção e encaminhamento dos pacientes com suspeita da doença. Estes devem evitar a automedicação, especialmente com analgésicos, o que pode piorar o estado de saúde.

O evento “Farmacêutico na Praça” é uma parceria do CRF-SP com as Prefeituras de Marília e de Garça, por meio de suas Secretarias de Saúde, e tem apoio da Unimar e da Drogaria Catedral.

Serviço:

Farmacêutico na Praça – Festa da Cerejeira em Garça