09 JUN 2015
SAÚDE
5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada, nesta quarta, na Unimar

“Comida de Verdade no Campo e na Cidade”. Esse será o tema da 5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada nesta quarta-feira, dia 10, das 8h00 às 17h00, no auditório da reitoria da Universidade de Marília (Unimar). O evento é organizado pelo Governo do Estado – por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) – com o apoio da Prefeitura de Marília.

Entre as atividades previstas destacam-se palestra sobre a política nacional de segurança alimentar, bem como a discussão e aprovação do regimento interno da conferência. Logo após, serão formados grupos para o debate sobre os temas “Comida de verdade”, “Estratégias em nível regional, estadual e nacional” e “Aperfeiçoamento e Ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetoriedade”. Haverá também a eleição dos conselheiros regionais e dos delegados para a conferência estadual.

O engenheiro agrônomo Flávio Wirgues, assistente de planejamento da Cati de Marília, afirma que a questão da segurança alimentar é uma cadeia, envolvendo desde a produção até a distribuição para o consumidor. “Precisam estar envolvidos órgãos públicos e sociedade civil. Elogio o prefeito Vinicius Camarinha pela determinação na instalação do conselho e o debate sobre o tema. Quem vai ganhar é a população. Isso vai melhorar substancialmente a questão, desde a produção até a distribuição para o consumidor. A meta é executar na prática a segurança alimentar”, comenta Wirgues.

A coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Mara Silvia Foratto Marconato, diz que é muito importante envolver lideres de segmentos para a definição de uma diretriz sobre o tema para Marília e região. “É preciso evitar como consequência graves problemas de saúde. Quando há a sintonia nas ações, a população é a grande beneficiada. A Unimar terá um papel atuante nessa questão, sediando inclusive a Conferência Regional. A população precisa estar cada vez mais esclarecida para se envolver profundamente com esse tema”, conclui Mara Silvia Marconato.

Foto: Ligia Ferreira