09 JUN 2015
Lideranças discutem a criação do Plano Municipal de Turismo

Na manhã de quarta-feira (03), foi promovida na sede administrativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), uma reunião para tratar da elaboração do Plano Municipal de Turismo, que contou com a participação de vários representantes do segmento.

No encontro estiveram presentes: o secretário municipal Cássio Luiz Pinto Júnior; a coordenadora municipal de turismo da SDET, Tânia Mara Miguel Bueno; a representante do Contur, Flávia Helena Rodrigues Vieira; o diretor da FAIP, Francisco Ramirez Martins Junior; a coordenadora de pesquisa da FAIP, Talita Prado Barbosa Roim; a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Débora Massarollo Otoboni; e o gerente executivo do Marília e Região Convention & Visitors Bureau, Gilberto Rossi.

Segundo a coordenadora municipal de turismo, Tânia Miguel, “estas reuniões são importantes para tratar da elaboração do Plano Municipal de Turismo, e também para que, em seguida, possamos criar a proposta para pleitear a classificação de que Marília seja reconhecida como Município de Interesse Turístico”.

A Secretaria Estadual de Turismo planeja ampliar o atual sistema do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias), que anualmente transfere recursos para as 67 cidades paulista consideradas Estâncias. Um projeto que, no momento, tramita na Assembleia Legislativa, prevê a criação de uma nova categoria de cidades pleiteantes à condição de Município de Interesse Turístico.

Este novo grupo será composto por aproximadamente 100 municípios e também receberá aportes anuais do Governo do Estado de São Paulo. Inicialmente, estas cidades deverão ratear um montante de cerca de R$ 48 milhões, que poderão ser aplicadas em ações que visam capacitar turisticamente o município, com a adoção de medidas como confecção de plano diretor de turismo e melhorias na infraestrutura, entre outras.

“A nossa cidade tem vocação para o turismo de negócios, inclusive sendo conhecida como a ‘Capital Nacional do Alimento’. Marília possui uma característica primordialmente industrial. Além disso, outras importantes qualidades do município também fomentam o turismo de negócios, pois é privilegiada do ponto de vista de acessos e logística – possuindo aeroporto e sendo bem servida de malha rodoviária”, destaca Cássio Luiz Pinto Júnior, secretario municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

E finaliza: “Já temos uma próxima reunião marcada com o grupo, onde iremos convidar a todos para os fóruns que também serão realizados para debater o tema. Esperamos que toda a classe esteja reunida e que eles contribuam para o desenvolvimento do Plano Municipal”.