01 JUN 2015
Marília realiza a Conferência Municipal da Saúde

A IX Conferência Municipal da Saúde foi aberta na noite da última sexta feira no anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília), com o debate dos temas realizados durante todo esse sábado. O objetivo foi definir as propostas e os delegados de Marília para a realização da conferência estadual a ser realizada brevemente. Depois, haverá o encontro nacional.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) e secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Stênio José Correia Miranda, proferiu palestra com o tema desse ano “Saúde Pública de Qualidade, para Cuidar Bem das Pessoas”. Ele destacou que o evento é muito importante para a discussão dos problemas comuns numa área essencial para a população.”O SUS tem 27 anos de existência.É ainda muito jovem para um país de dimensões territoriais como o Brasil. Os obstáculos são financiamento, número insuficiente de profissionais qualificados para toda a demanda e corporativismo. O sistema, porém, é uma grande conquista do povo brasileiro com a filosofia de que saúde é direito de todo e dever do Estado. É preciso evoluir sempre para que o SUS funcione mesmo na prática e imagem do sistema seja melhorada constantemente”, destacou.

Ele lembrou que os países mais desenvolvidos do mundo investem pelo menos 6 mil dólares por habitante-ano em saúde pública. “No Brasil, esse investimento não passa de 800 dólares. É pouco”, ressaltou.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, afirmou ser muito importante a participação dos marilienses na evento. “Já temos algumas propostas definidas elaboradas nas pré-conferências e agora vamos definir as sugestões de Marília para o encontro estadual. É hora de participar”, afirmou.

Takano lembrou que o prefeito Vinicius Camarinha determinou o investimento de quase 30% do orçamento em Saúde, enquanto a União e o Estado investem muito menos.

O diretor regional de Saúde, Luis Carlos de Paula e Silva, disse que a conferência é o espaço democrático para o debate de uma área fundamental e muito criticada pela população: o SUS. “É a oportunidade dos marilienses manifestarem suas necessidades na saúde pública. Parabenizo a prefeitura pela organização do evento. Daqui, sairão as propostas de Marília para o debate estadual. O próprio governo do Estado propõe a regionalização da Saúde”, destacou.

O reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, lembrou o SUS precisa de um investimento maior dos administradores públicos. “ A própria Unimar dispõe de um hospital e cursos voltados para o atendimento de graça á população. É preciso existir esse direcionamento. Há 15 anos estamos lutando para vencer a barreira política e destinar o Hospital Universitário para o SUS. Acabamos de construir uma ala com 220 leitos para essa finalidade, porém, ainda não conseguimos ainda o credenciamento”, finalizou.

Na mesa principal também estiveram o vereador Silvio Harada e a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Virgínia Maria Pradella Balloni.

A conferência foi dividida em oito eixos temáticos: Direito à Saúde e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Fotos: Wilson Ruiz