26 MAI 2015
SAÚDE
Prefeitura promove, nos dias 29 e 30 de maio, a IX Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – promove nos dias 29 e 30 de maio, no anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília), a IX Conferência Municipal de Saúde.

A abertura do evento será às 19 horas, com a palestra “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas” e o eixo temático “Direito do Povo Brasileiro” – que será ministrada pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) e atual secretário municipal de Saúde da cidade de Ribeirão Preto, Dr. Stênio José Carreira Miranda. Após a solenidade de abertura, haverá a apresentação das disposições gerais da IX Conferência Municipal da Saúde.

No total, o encontro municipal é dividido em oito eixos temáticos: Direito à Saúde e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

“O evento é aberto a comunidade e muito importante para a população do município, pois serão debatidas as diretrizes do Sistema Único de Saúde para os próximos anos na cidade. Além disso, profissionais das áreas – prestadores e gestores de saúde – que integram os eixos temáticos vão ajudar no debate das propostas”, comenta Danilo Bigeschi, diretor técnico da secretaria municipal da Saúde.

Sábado – No dia 30 (sábado), nos períodos da manhã e da tarde, a programação da IX Conferência Municipal da Saúde terá outras atividades importantes como: a discussão de tópicos pelos grupos de trabalhos; conclusão das propostas selecionadas; e a plenária final do evento.

“Os delegados – representantes indicados pelas associações de bairros, durante as pré-conferências municipais da saúde – vão apresentar as suas propostas nestes eixos temáticos. Após a análise e aperfeiçoamento pelos participantes da Conferência, será elaborado um documento com as prioridades para a política geral na área da saúde. Por isso, reiteramos que a participação popular é fundamental”, enfatiza Bigeschi.

Mais informações sobre a IX Conferência Municipal da Saúde podem ser obtidas pelo telefone: 3402-6500.

Foto: Wilson Ruiz