15 MAI 2015
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Programa contra o abuso sexual infantil será lançado na próxima segunda, dia 18

Será lançado no próximo dia 18, às 9h, no anfiteatro da Reitoria da Unimar, o Programa contra o Abuso Sexual Infantil e Outras Formas de Violência contra Crianças e Adolescentes. O dia 18 de maio é a data em que se comemora o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O Programa é resultado de um trabalho desenvolvido sistematicamente pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres em parceria com a Unimar – Universidade de Marília – e outras Instituições.

O intuito do Programa é romper com o ciclo de violência contra crianças e adolescentes, principalmente a violência sexual e tratar as consequências que o abuso sexual proporciona nas vítimas e seus familiares. Serão abordados dois públicos alvos: profissionais que atuam com criança e adolescente e também as próprias crianças e adolescentes.

“Este trabalho está sendo construído há quase um ano por ‘várias mãos’ com o ideal de proteger crianças e adolescentes em face da violência a que eles estão expostos e o objetivo é que estas ações sejam implementadas no município de forma perene”, afirma Mariela Cardoso, coordenadora de política para as mulheres da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania.

Mariela Cardoso explica que a ideia deste trabalho surgiu de uma demanda levantada pela titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Marília, Dra. Viviane Ioneda, que colocou a mostra o número de boletins de ocorrência, no município de Marília, com o crime de estupro de vulnerável (abuso sexual infantil) com autoria conhecida. “Diante desta triste realidade buscamos parceiros para desenvolver ações que combatem, orientam e acolhem essas vítimas”, ressaltou Cardoso.

Um grupo multidisciplinar foi formado com representantes de várias Instituições, como: Unimar; Secretarias da Juventude e Cidadania, da Assistência Social, Delegacia de Defesa da Mulher, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, tendo também o apoio do Ministério Público Estadual, Federal e Tribunal de Justiça – por meio da Vara da Infância e Juventude.

Deste trabalho foram desenvolvidas várias ações. A primeira delas foi à estruturação do fluxo de atendimento da criança vítima de violência sexual. Depois de identificado os atores que fazem parte desta rede está acontecendo desde o começo de maio encontros com profissionais das áreas da assistência social, educação e saúde. Conforme a coordenadora da Mulher, “com isso é possível organizar o atendimento às vítimas; uma grande conquista, nesta Rede de Atendimento é a participação da Unimar através da Clínica de Psicologia que estabeleceu um procedimento com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no qual irá encaminhar as crianças vítimas de violência sexual para atendimento psicoterapêutico”. O Creas é um serviço municipal, locado na Secretaria de Assistência Social que atende famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos.

Outra ação do Programa é a campanha publicitária, que foi escolhida durante esta semana, por meio do Prêmio Unimar de Publicidade e que será veiculada nos principais veículos de comunicação. Há também uma cartilha de apoio para os educadores e o teatro de fantoche que será direcionado às crianças. “Com essas várias ações esperamos atingir o nosso objetivo, que é a proteção da criança e adolescente, mas para isso é preciso também a participação de toda a sociedade, principalmente dos agentes públicos que trabalham diretamente com os pequenos”, finalizou Cardoso.

Neste sábado (dia 16), às 14 horas, no Esmeralda Shopping haverá o lançamento da campanha publicitária elaborada pelos alunos do Curso de Publicidade da Unimar.

Foto: Wilson Ruiz