15 MAI 2015
Secretaria da Saúde participa de Fórum Regional sobre DST/AIDS

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio da coordenação do programa municipal de DST/AIDS – participou nos dias 13 e 14 de maio, no auditório do Tenda Hotel, do Fórum Regional sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) / AIDS – Ações de Prevenção.

O evento contou com a participação de representantes de 37 municípios da regional de Marília e Assis. “Atualmente, o Estado de São Paulo vive uma ‘epidemia jovem’ que atinge, principalmente, os homossexuais do sexo masculino. Além do incentivo ao uso do preservativo e da sua distribuição em locais que são bastante frequentados por este público jovem, este encontro nos permitiu definir estratégias que possam aumentar as ações entre secretarias da saúde e coordenadorias da área em nível municipal e estadual”, destacou Ivone Aparecida de Paula, coordenadora da área de prevenção do programa estadual de DST/AIDS.

“Em 2012, nós tivemos em Marília um aumento no número de casos de AIDS em relacionamentos de jovens do sexo masculino com idade entre 15 e 24 anos. Em 2014 e 2015, houve uma pequena redução, mas mantendo a média observada no Estado de São Paulo. A nossa cidade foi escolhida para abrigar este Fórum, pois é um grande polo regional na área da saúde”, afirmou Alzira Barboza de Souza Meleiro, enfermeira responsável pelo programa municipal de DST/AIDS.

E concluiu. “Neste encontro tivemos a oportunidade de discutir várias medidas de prevenção, como a promoção de oficinas em locais de grande concentração dos jovens e a divulgação de orientações sobre os cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis”.

Fotos: Wilson Ruiz