12 MAI 2015
Epidemia de dengue avança pelo País e já afeta 25% dos municípios brasileiros

Levantamento do Ministério da Saúde, divulgado no final da semana passada, aponta que uma em cada quatro cidades do país já apresenta epidemia de dengue.

Segundo o levantamento, 82% dos municípios paulistas – cerca de 530 cidades – estão nesta condição. No Brasil, 1.396 municípios já decretaram a situação de epidemia de dengue. Além disso, os dados indicam que, nas cidades em epidemia, a incidência média da doença é de 1.480 casos por 100 mil habitantes – quase cinco vezes a referência básica da Organização Mundial da Saúde.

O levantamento mostra ainda um avanço acelerado do vírus da dengue pelo país. No último estudo técnico – com informações do mês de março, 511 municípios estavam em epidemia. Este número quase triplicou em pouco mais de trinta dias.

“Os dados são alarmantes e comprovam mais uma vez que a dengue veio de uma forma assustadora em 2015. A participação da população em apoio ao trabalho do poder público é fundamental para acabarmos com o problema e, principalmente, evitarmos uma nova epidemia em 2016”, diz o coordenador da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, Lupércio Garrido Neto.

Nebulização

Nesta semana, os trabalhos de nebulização promovidos pela empresa Agroatta continuam na zona Oeste da cidade. “Estamos atuando, nos próximos dias, nos bairros Argolo Ferrão e Teruel, em direção ao Cavalari”, informa Eduardo Rocha, responsável técnico da Agroatta.

No total, cerca de 80 funcionários são utilizados para as atividades no interior das residências e dos imóveis comerciais.

Além da nebulização, outras inúmeras ações já foram adotadas pela Prefeitura de Marília no combate à dengue: montagem de tendas de saúde, junto aos pronto-atendimentos; Comitê Gestor; decreto do Estado de emergência; Unidade Exclusiva de Saúde – Polo de Atendimento; orientação nas escolas; distribuição de panfletos e campanha de divulgação; parceria com CRECI, ACIM, Rotary Club e Polícia Militar; aplicação de multas em locais irregulares; canal de denúncias 0800 7766111; vistoria nas residências e terrenos baldios; capacitação de equipes de saúde; mutirão de limpeza/ Cidade Limpa; recolhimento de pneus e uso de Drone.

Foto: Wilson Ruiz