11 MAI 2015
INAUGURAÇÕES
Inaugurada reforma e ampliação da UBS Alto Cafezal

Solenidade na manhã deste sábado (09) marcou a entrega oficial da reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Alto Cafezal e ainda abertura da vacinação contra a gripe e prevenção do câncer de boca.

O prefeito Vinicius Camarinha, secretários municipais, lideranças comunitárias e os vereadores Luiz Eduardo Nardi, José Menezes e José Bassiga participaram da solenidade. Localizada na Rua Paes Leme, 820, a unidade de saúde recebeu grande investimento. “Priorizamos, desde o início do nosso mandato, a recuperação dos postos de saúde, a contratação de médicos, aquisição de consultas, exames, cirurgias e medicamentos, além de novos veículos, tudo para oferecer um atendimento digno à população. A UBS do Alto Cafezal é uma unidade antiga e com demanda importante naquela região, atendendo pacientes de bairros como Jardim Marília, Chácara São Carlos, Salgado Filho, entre outros, por isso da necessidade de uma atenção especial e uma grande reforma”, ressaltou o chefe do Executivo.

Orçada em R$ 122 mil, a UBS recebeu as seguintes melhorias e ampliações:

1. Construção de sala de reuniões;

2. Construção de área de serviços coberta;

3. Ampliação da recepção e construção de depósito anexo;

4. Ampliação interna da sala de observação;

5. Reforma da antiga recepção e adaptação para farmácia;

6. Reforma da antessala do consultório odontológico e depósito anexo para composição de uma sala de esterilização;

7. Reforma da sala de inalação;

8. Adaptação de sanitários para portadores de necessidades especiais com barras de apoio;

9. Instalação de bancadas;

10. Recomposição de piso externo;

11. Adaptação de rampa para entrada de pacientes;

12. Pintura geral da edificação

“Há um esforço enorme da administração municipal na saúde pública. Quando assumimos apenas 20% do orçamento eram destinados à saúde, ampliamos para quase 27%. Marília está fazendo a sua parte, porém e infelizmente o Estado investe 15% e a União apenas 6%, sem contar que a tabela do SUS não é reajustada há 12 anos, então isso compromete a saúde pública”, denunciou o prefeito.

A UBS Alto Cafezal existe há 24 anos e conta com 40 funcionários, entre médicos, dentistas, enfermeiros, agentes de saúde e equipe administrativa.

“É mais uma importante conquista para a saúde que faz com que o serviço seja mais qualificado e melhor, numa das regiões mais antigas da cidade. A Câmara está ao lado do prefeito nesses investimentos”, disse o vereador Luiz Eduardo Nardi.

Na solenidade, o público pode conferir a apresentação de atividade e alongamento dos usuários da UBS Castelo Branco; apresentação cultural do Coral Anos Dourados da Assistência Social e de bandolim da moradora do bairro e usuária da UBS reformada, Vilma Alves Rodrigues.

Vacinação

Paralela à inauguração, aconteceu o Dia D, quando o prefeito Vinicius deu início à campanha de vacinação contra a gripe (vírus influenza), cujo o objetivo da ação é reforçar a importância da imunização de pessoas que fazem parte do grupo de risco: crianças de seis meses a cinco anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há 45 dias, e portadores de doenças crônicos. Além de imunizar a população contra a Influenza, a campanha lançada ontem também pretende proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. A vacina aplicada foi produzida pelo Instituto Butantã.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, é de fácil transmissão, disseminando-se rapidamente, principalmente nos meses mais frios do ano. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico, mas existem alguns grupos em que a gripe pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, com o desenvolvimento de complicações, e até para óbito.

As campanhas de vacinação contra influenza são realizadas anualmente, desde 1999. Primeiramente contemplava apenas a população de idosos. Depois houve a ampliação do público alvo, passando a contemplar também gestantes, crianças a partir de 06 meses a 05 anos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Fotos: Wilson Ruiz