08 MAI 2015
AGENDA CULTURAL
Circuito Sesc de Artes 2015 na Zona Sul foi sucesso de público

Projeto itinerante desenvolvido desde 1998 pelo Sesc, o Circuito Sesc de Artes busca a circulação de espetáculos e intervenções artísticas por diversas cidades do Estado de São Paulo e acontece prioritariamente em municípios onde a instituição não possui unidades operacionais instaladas.

A edição 2015 do Circuito Sesc de Artes, que tem com o subtítulo Conectando lugares, circulando ideias,  leva para 108 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, uma programação gratuita,reunindo espetáculos e intervenções artísticas. Voltadas para todas as idades, as apresentações estão distribuídas em 12 roteiros diferentes de programação que contará com a participação de 350 artistas de teatro, música, circo, dança cinema, literatura, artes visuais e artemídia.

Em Marília, o Circuito Sesc de Artes 2015 aconteceu no dia 02  de Maio, numa noite muito agradável de sábado,  das 16h às 22h na Praça do Clube dos Bancários, Zona Sul e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura. Iniciou com atrações de literatura, com Banho de Leitura,uma intervenção cênico-literária com uma proposta lúdica: uma banheira com diversos livros com contos, crônicas, poesias, livros-imagem onde os interessados puderam ler ao ar livre. A banheira foi muito procurada durante todo o vento, pois permaneceu instalada até o final.

A programação continuou com Baião de Spokens – Com inspiração na cultura “Spoken Word” (Palavra Falada), a apresentação litero-musical mescla performances poéticas, experimentações sonoras, intervenções, explorando temas e ritmos variados, agradou muito o público.

Sob a direção e composição dramatúrgica de Patrícia Fagundes, o espetáculo Cidade Proibida, trabalhou com intervenções cênicas na Praça e mostrou que a cidade se torna proibida durante a noite, perante a ameaça da violência potencial. Em uma composição afetiva com a cidade, propõe o resgate poético-social desses espaços através de ações artísticas, buscando uma religação com espaços degradados ou abandonados. Aqui, a cidade se faz tema e cenário, o encontro se faz motivo e linguagem.

Na atração de grafite digital, no “Seu Cabeça de Pop”, o público foi convidado a realizar intervenções virtuais efêmeras, mediante a construção de grafites digitais, com o diferencial: as mãos não serão utilizadas. Nesta proposta os grafites são criados apenas por movimentos dos olhos e da cabeça. Uma webcam capta o globo ocular do participante, possibilitando através de softwares customizados e programação avançada, a realização de um collage audiovisual de ícones da Pop Art. “Seu Cabeça de Pop” tem uma linguagem lúdica audiovisual que se conecta facilmente com todos os públicos, gerando momentos de aprendizagem e uma experiência sensorial a ser compartilhada coletivamente. O grafite pode ser iniciado por um participante e concluído por outras pessoas.

Finalizando, o Grupo paulistano de rap e hip-hop Z’Africa Brasil que de última hora e por problemas de agenda da cantora Karol Conká, foi incluído da programação como show de encerramento. Z’Africa agitou a galera amante do hip hop com um som altamente dançante e envolvente com letras interessantes. Se apresentou com o cantor Thaíde – considerado uma das referências deste estilo musical no Brasil e atualmente apresentador do programa A Liga, da TV Bandeirantes.

Formado pelos MC’s Gaspar, Funk Buia e Pitchô e pelo DJ Tano, o Z’África Brasil está na estrada há 20 anos, já gravou músicas como Mano Chega Aí, Tá na Responsa, Quilombo Invencível, Reparação e Z’Africanos, e acaba de lançar seu quinto álbum, Ritual I, trabalho que intensifica as tradições e simbologias afro-brasileiras junto às culturas periféricas de todo mundo.