14 ABR 2015
Alunos da rede municipal de Educação expõem cartazes de alerta contra a dengue

A Secretaria Municipal da Educação está desenvolvendo mais uma etapa da campanha educativa contra a dengue. Durante toda esta semana, será realizada a exposição de cartazes confeccionados pelos alunos alertando sobre os perigos da doença.

Os principais supermercados da cidade estarão com o material exposto. Cada estabelecimento vai reunir os cartazes das Emeis e Emefs daquela região da cidade.

Segundo a secretária interina da Educação, Fátima Gatti, é a aplicação na prática do planejamento escolar na integração com a comunidade. “A criança de torna um agente mirim permanente contra a dengue para que a sociedade faça sua parte na prevenção à doença, em parceria com o Poder Público. Esse monitoramento pela criança sobre as ações contra o mosquito transmissões começa em casa. A cobrança ocorre do pais”, comentou.

Juliana Guimarães Marcelino Akuri, supervisora escolar de Educação Básica da secretaria,  diz que esse projeto é mais uma ação que envolve toda a rede municipal, alunos de Emeis, Emefeis e Emefs, sobre a importância das ações contra a dengue. “Esse trabalho e desenvolvido diariamente num momento preocupante da incidência da doença. Estamos fazendo a exposição dos cartazes das crianças como forma de alerta, aproveitando o grande movimento de pessoas nesses estabelecimentos. O objetivo é informar e alertar sobre os cuidados contra a doença. É uma função social exercida pelas crianças num grande exemplo atividade comunitária”, comentou.

Josélia Donizete Marques Alves Dias, coordenadora da Emei “Fernando Mauro” diz que as crianças são agentes mirins, já que o comentário nessa faixa etária tem forte peso sobre os adultos, familiares e vizinhos, aumentando-se com isso a prevenção contra a dengue.”Sentimos o resultado na prática através das crianças. É uma importante atividade de socialização”, afirmou.

A professora Elizangela de Campos Machado Raful está muito satisfeita com o resultado dessa ação.“Através das crianças estamos levando a conscientização aos adultos sobre como prevenir a dengue. A prática precisa ser permanente”,alertou.

Fotos: Wilson Ruiz