10 ABR 2015
Atividades marcarão a Campanha Nacional da Voz em Marília

Comemorado no dia 16 de abril, o ‘Dia da Voz’, será marcado em Marília por extensa programação realizada pela Prefeitura em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia e a Unesp.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia da Secretaria da Saúde, Ana Cristina de Almeida Sornas as atividades vão acontecer de 13 a 15 de abril, iniciando na segunda-feira (13) com panfletagem das 8 horas às 12 horas nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, escolas e entidades assistenciais como unidade 4 da Casa do Pequeno Cidadão e Amor de Mãe.

“O nosso objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a voz para isso vamos levar o assunto para a população através de panfletagem com dicas para manter a saúde da voz. Vamos realizar também um happy hour artístico cultural, com o evento ‘Pratas da Casa’”, revelou a coordenadora.

O programa Pratas da Casa teve início em 2014 para apoiar e homenagear os profissionais que trabalham com a voz na própria Unesp, além dos alunos e pacientes. Constam da programação monólogos, cantos e apresentação do coral da Unimed. O evento será realizado no dia 14, no anfiteatro da Unesp, à Avenida Vicente Ferreira, 1.278, às 19 horas.

O Dia da Voz é comemorado no Brasil desde 1999. Passou a ser denominado Dia Mundial da Voz a partir de 2003, quando ganhou expressão internacional nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

“O município tem atuado bastante na parte curativa, quando à preventiva estamos sempre engajados em campanhas. Atendemos pessoas nas unidades de saúde de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, todas as patologias ligadas à saúde da voz, do otorrinolaringologista aos fonoaudiólogos da rede. A demanda é bem grande, mas quem tiver alguma queixa ou dúvida pode nos procurar nos postos de saúde ou ainda no serviço de atendimento da Unesp e especificamente, no dia 15, das 8 horas às 17 horas, haverá um atendimento especial nas unidades do Ganhatempo e do Poupatempo, na Avenida das Indústrias”, disse Ana Cristina Sornas.

A professora Eliana Maria Gradim Fabron disse que a Unesp de Marília conta com clínica escola localizada na Avenida Vicente Ferreira e o local também está aberto para receber pessoas de todas as idades que apresentam problemas. “Atendemos casos curativos, tanto no aperfeiçoamento de voz, esse voltado para profissionais que trabalham com a voz, como por exemplo: professores. É um atendimento totalmente gratuito”, disse.

Eliana Fabron completou que os principais cuidados com a voz são não fumar ou beber em excesso. “A pior situação é o câncer de laringe, cujo fator de risco mais importante está ligado ao fumo e ao álcool, além disso, a hidratação corporal é fundamental para manter a saúde da voz”, concluiu.

Foto: Lígia Ferreira