08 ABR 2015
SAÚDE
Secretaria da Saúde e Famema inovam na tecnologia para divulgação dos resultados de exames

O Núcleo Técnico de Informação (NTI) da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), junto com o Laboratório de Patologia, concluiu o treinamento com a equipe da Secretaria Municipal da Saúde de Marília.

O objetivo da atividade foi demonstrar a utilização do sistema de consulta de resultados de exames on-line. O sistema é uma ferramenta segura e eficaz que agiliza o processo de visualização dos laudos, que passam a estar disponíveis para consulta pelas Unidades Básicas de Saúde de Marília, imediatamente após a  liberação pelos laboratoristas.

São aproximadamente 20 mil exames realizados todos os meses que estarão disponíveis eletronicamente. Todas as consultas são realizadas por meio de usuário e senha individuais, permitindo maior segurança e rastreabilidade dos acessos.

O sistema foi inteiramente desenvolvido pela equipe do NTI, em parceria com o Laboratório de Patologia, e faz parte do projeto que visa automatizar todo o processo, desde a solicitação do exame, passando pela coleta e identificação das amostras, finalizando com a consulta dos resultados dos exames.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, destacou a importância dessa parceria com a Famema. “A agilidade na transmissão dos resultados dos exames laboratoriais vai proporcionar um aumento da qualidade do atendimento, beneficiando sempre o paciente, para a solução do problema de saúde”, destacou.

O Diretor Geral da Famema, Paulo Roberto Teixeira Michelone,  afirmou que o sistema a saúde do paciente. “Antes o paciente vinha ao Complexo Famema, os exames eram colhidos, iam para o laboratório e, a partir da conclusão, os resultados seguiam por  logísticas de transporte que duravam dias para chegar a UBS. Agora, através do sistema on-line, é possível que o exame seja feito pela manhã aqui no Complexo Assistencial Famema e o resultado acessado pelo médico da Unidade de Saúde ou Pronto Atendimento já no período da tarde, no mesmo dia, com total segurança e precisão”.

Foto: divulgação