30 MAR 2015
INAUGURAÇÕES
Prefeitura entrega novo poço em Padre Nóbrega

A Prefeitura de Marília, por meio do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), entrega à comunidade do distrito de Padre Nóbrega, a partir de segunda-feira (30) um novo poço com vazão de 15.000 litros d’água/hora e que solucionará a falta do líquido nesta região. O prefeito Vinícius Camarinha vistoriou a conclusão da obra e aprovou os serviços executados. “Importante destacar que estamos socorrendo dois setores críticos da cidade: o distrito e a zona Norte da cidade, afinal este abastecimento, em épocas críticas de consumo, eram remanejadas para esta região”, comentou o prefeito Vinicius.

Agora, são 15 mil litros diretos para Padre Nóbrega – beneficiando diretamente mais 1.500 moradores – e a mesma vazão que deixa de ser redirecionado do distrito industrial, na zona Norte. “Somente neste ano estaremos investindo aproximadamente R$ 10 milhões para o abastecimento da cidade. É um programa que não será interrompido, pois quando assumimos a prefeitura a cidade passava por um caos também neste setor vital”. A Prefeitura e o Daem estão entregando 10 poços, sendo os bairros atendidos: Altos do Palmital, Macul, Tiro de Guerra, Examar, Primavera, P.Nóbrega (todos na zona Norte), além de outras regiões da cidade.

Para o chefe do Executivo, o importante é modernizar o sistema de abastecimento, por isso a realização deste grande programa para a cidade e distritos. “No Altos Palmital, por exemplo, construímos um reservatório com capacidade para 200 mil litros (com 17 metros de altura) e estamos em licitação para obra semelhante aqui em Padre Nóbrega”.

Prefeitura conquista mais R$ 4 milhões para investimentos em obras

A Prefeitura de Marília obteve nesta semana junto ao Ministério das Cidades a liberação de recursos no valor de R$ 4 milhões para investimentos em obras de abastecimento de água. A contrapartida do município será de R$ 458 mil.

Durante a visita do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, à Marília, no dia 28 de fevereiro, o prefeito Vinicius Camarinha comentou sobre as dificuldades hídricas enfrentadas pela cidade e que foram herdadas da gestão anterior, e apresentou a possibilidade de novas obras para melhorar o abastecimento de água no município e distritos.

Desse total, liberado por dois convênios com a Caixa Econômica Federal, R$ 2,6 milhões foram repassados por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Abelardo Camarinha. “Nos oito anos da administração anterior não houve investimentos no abastecimento de água na cidade. A atual gestão herdou uma grave crise hídrica. Mas, com muito trabalho e empenho, conquistamos estes recursos junto ao Governo Federal. Hoje, Marília vive outra realidade e os moradores de regiões, como a zona Norte, que antes sofriam com a falta de água, já contam com a construção de novos poços e a instalação de grandes reservatórios”, destaca o deputado Abelardo Camarinha.

Ampliação dos Reservatórios

Segundo o diretor-presidente do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), João Carlos Polegato, as verbas liberadas serão utilizadas na ampliação de reservatórios em várias regiões da cidade. “O R-6 no bairro Fragata terá a sua capacidade estendida para 2 milhões de litros. Vamos aumentar o do ETA do Rio do Peixe para 1 milhão de litros. Na região Norte, o de Padre Nóbrega, será ampliado para 500 mil litros. E no Jardim Riviera, o reservatório terá sua capacidade aumentada para 200 mil litros”, informa o diretor do DAEM.

De acordo com João Polegato, milhares de moradores serão beneficiados com estas melhorias. “Somente nos bairros atendidos pelo R-6, mais de 30 mil pessoas devem ser beneficiados com estas melhorias”, comenta o diretor.

“O investimento total em abastecimento d’água neste ano será de R$ 10 milhões. Esperamos assim, especialmente na região Norte, resolver o grave problema da falta d´água que a população vinha sofrendo há vários anos. Além disso, temos um planejamento para investimentos constantes no sistema de captação e abastecimento, acompanhando o crescimento populacional e urbano de Marília”, finaliza o prefeito Vinicius Camarinha.

Fotos: Wilson Ruiz