30 MAR 2015
PARCERIAS
Lideranças da região se reunem em Marília para definir enfrentamento à crise financeira do país

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha reuniu na manhã desta sexta-feira, lideranças da região para início da formação de uma Frente de Prefeitos para decidir políticas de enfrentamento à crise econômica do país.

“Aproveitamos para denunciar as dificuldades enfrentadas pelos municípios paulistas. Você vê a grande imprensa divulgando que a crise econômica afeta a iniciativa privada, as indústrias, o comércio, porém prejudica também na mesma proporção o poder público municipal, diminuindo a receita, o repasse aos municípios. A inflação consome os recursos públicos e isso tudo traz uma dificuldade enorme para as prefeituras. Estamos preparando um movimento regional para que o governo Federal e do Estado possam auxiliar as prefeituras, dando para todos nós condições de continuar oferecendo para a população os serviços básicos. Vamos formalizar um documento único denunciando o pedido de socorro dos municípios. A necessidade de ação em conjunto é clara, por isso, tivemos a iniciativa de debater quais os caminhos que podemos seguir para superar a queda de arrecadação e dos repasses as Prefeituras”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

Outro assunto abordado foi à criação de um consórcio regional de ações no combate e prevenção à dengue. Um estudo da Secretaria Estadual da Saúde comprovou que uma ação isolada de uma cidade não surte efeito sem o combate ao mosquito transmissor também nos outros municípios. “O vírus é circulante, uma cidade pode-se dizer contamina a outra, portanto é extremamente válido um plano de ação regional”, comentou o prefeito Vinicius Camarinha.

O chefe do Executivo local ainda ressaltou que esse trabalho é essencial para o combate a médio, curto e longo prazo. “Discutimos que a população precisa nos ajudar, afinal, de 70% a 90% dos criadouros do mosquito está dentro das residências”, completou o prefeito Vinicius Camarinha.

Participaram do encontro prefeitos e representantes de Marília, Alvinlândia, Gália, Quintana, Ubirajara, Guaimbê, Maracaí, Ourinhos, Oscar Bressane e São Pedro do Turvo.

Avaliação positiva

O Prefeito de Gália, cidade com 8 mil  habitantes e atualmente com 170 casos de dengue, Nilton Freire, avaliou como positiva a reunião regional de prefeitos. “A união das cidades é fundamental, se os municípios não estiverem juntos será difícil vencermos essa epidemia. É um problema nacional e com previsão de pico ainda para o mês de maio”, frisou Freire.

“Saio daqui mais fortalecido com a experiência dos municípios da região. Em Ubirajara estamos realizando ações nas escolas e nos postos de saúde, principalmente”, revelou o prefeito Waldir Bordim, que destacou também que 110 casos de dengue foram confirmados no município.

Com 200 casos confirmados de dengue e outros 400 em investigação, o prefeito de Guaimbê, Albertino Domingos Brandão também avaliou positivamente a mobilização regional. “Com o apoio do prefeito Vinicius, essa união, com certeza, irá colher frutos. A situação é caótica e estamos enfrentando o problema com uma grande dificuldade financeira”.

A primeira-dama de Oscar Bressane, Fabiana Xavier Giroto revelou que diversas ações têm combatido a doença no município, como visitas domiciliares, atividades nas escolas e ainda o programa realizado às quintas-feiras ‘10 minutos com a dengue’. “Estamos fazendo a nossa parte, porém, o consórcio regional nos fortalece, porque muita gente ainda não faz a sua parte”. Oscar Bressane já registrou 32 casos da doença.

Dois novos encontros regionais foram agendados: no dia 31, terça-feira, a partir das 14 horas, entre os secretários municipais da Saúde e no dia 06 de abril, segunda-feira, a partir das 9h30, entre os prefeitos.

Fotos: Wilson Ruiz