23 MAR 2015
Marília participa da Semana Estadual de Combate à Dengue

Na segunda-feira (23/03), tem início a “Semana Estadual de Mobilização Social para o Controle da Dengue”, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado. O objetivo dessa ação mobilizadora é fazer com que toda a população do estado de São Paulo esteja simultaneamente eliminando os criadouros do mosquito transmissor da dengue, em suas residências e locais de trabalho.

Neste ano, o estado de São Paulo está vivenciando uma grande epidemia de dengue, inclusive com um número alto de óbitos, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Em Marília, várias atividades foram planejadas até o dia 28 (sábado), pela Secretaria Municipal da Saúde, para conscientizar à população sobre a importância do combate à doença:

– Em parceria com o Corpo de Bombeiros: carreata nas principais ruas do centro da cidade, na zona Norte e zona Sul; nos dias 23 (segunda-feira) e 28 (sábado);

– Em parceria com a Secretaria da Educação, na segunda-feira (23) e terça-feira (24), mobilização com os alunos da rede municipal de ensino: trabalho pedagógico (montar planilha e levar para casa e preencher com os pais; produção de textos para a montagem de painéis por região da cidade e a fixação nos principais supermercados);

– Vistoria e orientação dos profissionais da saúde em todos os prédios públicos do município;

– Na quinta-feira (26) e sábado (28): estande com agentes comunitários; distribuição de material e orientação à população em 11 pontos estratégicos da cidade (quinta-feira na Feira Noturna; sábado: Tauste Norte/Sul, Confiança, Kawakami, Preço Certo, Pão de Açúcar, Camelódromo; Rua São Luiz (esquina da Loja Riachuelo), Shopping Esmeralda e Marília Shopping);

– Veiculação de um vídeo educativo sobre a dengue nos cinemas e nas emissoras de TVs.

“Nos últimos anos, nós estamos registrando a presença de casos de dengue, durante todo o ano, até mesmo no período de inverno. É uma doença que pode levar a óbito. Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas, principalmente porque eles são parecidos com as de outras infecções virais.O acompanhamento médico é extremamente importante e deve ser feito o mais rápido possível. Além disso, é necessário que eliminemos os criadouros do mosquito, evitando assim a proliferação das suas larvas. O apoio da população é fundamental para que tenhamos sucesso neste combate”, ressalta Luiz Takano, secretário municipal da Saúde.

A dengue avança no interior paulista e mais de 100 cidades já decretaram epidemia da doença. Em Sorocaba, dados divulgados confirmaram que já são mais de 22 mil casos da doença. Só em uma semana foram registrados quase 10 mil casos e seis mortes confirmadas.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde um terço das 645 cidades registrou em apenas dois meses de 2015 mais casos de dengue do que todo o ano passado. Desde o início do ano, o Estado de São Paulo confirmou mais de 56 mil vítimas da dengue, contando com os casos que ainda estão em investigação esses números chegam a mais de 123 mil ou 692% a mais do que o número notificado no mesmo período de 2014. Próximas de Marília, cidades como Bauru e Botucatu começam a preocupar. Bauru, por exemplo, já conta com mais de 1000 registros da doença e três mortes confirmadas.

“As ações das Prefeituras são importantes, mas a participação popular é fundamental para acabarmos com a alta incidência da doença. Esse ano a epidemia foi antecipada, percebemos o problema já no mês de janeiro. As estatísticas mostram que, além de Marília, outras 117 cidades vivem essa epidemia, com taxa de incidência superior a 300 casos por 100 mil habitantes”, disse Danilo Bigeschi, diretor técnico da Secretaria Municipal da Saúde.

O diretor ressaltou que as ações continuam firmes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com atendimento na unidade exclusiva de tratamento na Rua 9 de julho, fiscalização em imóveis e terrenos, vistoria de agentes de saúde com aplicação de larvicida e nebulização.

Foto: Wilson Ruiz