20 MAR 2015
Dengue: abandono de galpões no Distrito Industrial I gera multa de R$ 46 mil

Funcionários do Setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde, agentes comunitários e bombeiros realizaram, nesta quinta feira, nova fiscalização nos galpões da Iguatemy/Jet Color,  localizados  na avenida Eugênio Coneglian, nº2.154, Distrito Industrial I, na zona norte.

Todos ficaram impressionados com a quantidade de objetos e até um carro acumulando água, servindo como criadouros do mosquito da dengue. Como vários prédios estão sem cobertura, com a chuva, o acúmulo de água é grande. “A situação é de abandono. O responsável já tinha  sido notificado e não tomou qualquer providência. Daí a autuação. O decreto baixado nesse momento de emergência da dengue prevê rigor para quem for notificado e não tomar providência quanto à limpeza do local fiscalizado”, comentou Lupércio Garrido Netto, coordenador.

A multa aplicada é de R$ 46 mil, valor dobrado em relação a primeira autuação em fevereiro, uma vez que nenhuma providência de limpeza foi tomada pelo responsável da área. “Vinhamos recebendo denúncias de vizinhos sobre a gravidade da situação. Muitos funcionários de empresas nessa região do Distrito Industrial contraíram dengue nas últimas semanas. Para se ter uma ideia da  situação absurda, até material reciclado e muitos pneus estavam servindo como criadouros do Aedes aegypti” completou Lupércio.

As denúncias sobre prédios fechados ou abandonados, sem a devida manutenção, podem ser feitas para a Ouvidoria do Município (0800-77-66-111) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

A supervisora dos agentes comunitários, Dulcinéia Martinhão, alertou que muitas pessoas estão eliminando apenas os grandes objetos que podem acumular água, esquecendo-se dos pequenos. “As tampinhas e copos, por exemplo, também acumulam água e se transformam em ambiente favorável para proliferação do mosquito transmissor. É preciso ter atenção. Temos uma agenda com muitos endereços para a fiscalização”, afirmou.

Fotos: Wilson Ruiz