16 MAR 2015
SAÚDE
Prefeitura e SUCEN iniciam, nesta segunda, novas ações de nebulização na zona Sul

A Prefeitura de Marília – por meio do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde – em parceria com o Governo do Estado, através da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), iniciam nesta segunda-feira (16), à noite, na zona Sul da cidade, os trabalhos de nebulização para o combate ao mosquito transmissor da dengue.

“Estamos retomando esta medida preventiva, que já havia sido executada nos meses de novembro e de dezembro do ano passado. Com duas máquinas pesadas Leco, a SUCEN vai intensificar as atividades de nebulização em ruas e avenidas da zona Sul da cidade. Os trabalhos serão realizados das 19 horas até a meia noite. Esperamos assim eliminar todas as possibilidades de proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, destaca Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

A expectativa dos agentes de saúde é que 100 quarteirões sejam nebulizados por dia. Os trabalhos terão um ciclo de quatro dias consecutivos e no quinto haverá uma ação de reforço. “Pedimos aos moradores que, durante as atividades de nebulização, mantenham as portas e janelas bem abertas para facilitar a entrada do inseticida. Animais domésticos, como passarinhos e peixes, devem ser cobertos e protegidos com um tecido. Idosos, doentes acamados, gestantes e recém-nascidos podem ser alojados num quarto da residência para evitar o contato direto com o produto. Não é recomendável ficar nos passeios públicos, durante a nebulização. As fêmeas do mosquito é que transmitem a doença e elas sempre procuram o interior dos imóveis. Por isso, o apoio da população é fundamental para a eliminação do mosquito e o sucesso da operação”, ressalta Garrido Neto.

De acordo com o coordenador da Divisão de Zoonoses, o cronograma de trabalhos de nebulização já foi definido pela SUCEN e será realizado, durante o período noturno, nas seguintes datas e locais:

– Dias 16/03, 23/03, 30/03 e 06/04: Parque dos Ipês, Jardim Nacional, Planalto, CDHU, Domingos de Léo e adjacências;

– Dias 17/03, 24/03, 31/03 e 07/04: Parque das Azaléias, Monte Castelo, Tóffoli, Nova Marília, Teotônio Vilella, Vila Real e adjacências;

– Dias 18/03, 25/03, 01/04 e 08/04: Nova Marília, Jardim Continental, Costa e Silva, Parque São Jorge, Jardim dos Bancários, Vila Hípica e adjacências;

– Dias 19/03, 26/03, 02/04 e 09/04: Jardim Parati, Portal do Sol, Itaipú, Guarujá, Jardim Vitória e adjacências;

– Dias 20/03, 27/03, 03/04 e 10/04: Jóquei Clube, Jardim Damasco I e II, Vista Alegre, Esplanada, Marajó, Santa Paula e Luiz Homero Zaninotto.

Ações de combate na zona Norte e nos distritos

Os trabalhos de nebulização pela Agroatta – empresa contratada pela Prefeitura para a prestação de serviços emergenciais contra a dengue – vão prosseguir, durante esta semana, nos bairros da zona Norte. No total, 80 funcionários são utilizados para as atividades no interior das residências.

“Estamos promovendo com os agentes de saúde do município o bloqueio e controle de criadouros no bairro Santa Antonieta e também preparando as áreas para a nebulização. É uma região bastante populosa de Marília. Nos próximos dias, vamos continuar com os trabalhos em direção ao centro da cidade”, comenta Eduardo Rocha, responsável técnico da Agroatta.

Além das regiões Norte e Sul, as ações de nebulização também são executadas, simultaneamente, nos distritos de Marília. “Rosália e Padre Nóbrega já receberam as nossas equipes de trabalho. Nesta próxima semana, vamos agir em Avencas e, posteriormente, estaremos em Lácio e Dirceu”, enfatiza Garrido Neto.

“Estamos fazendo a nossa parte, combatendo o problema. Porém, reitero que a população precisa dar a sua contribuição, ajudando a eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da doença. Sabemos que 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro dos imóveis (residências, comércio e indústria)”, finaliza o prefeito Vinicius Camarinha.

– Criação do Comitê Gestor;

– Estado de emergência;

– Unidade de Saúde – Polo de Atendimento;

– Instalação de tendas para apoio no atendimento;

– Orientação nas escolas;

– Panfletos e campanha de divulgação;

– Parceria com CRECI, ACIM, Rotary Club, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros;

– Aplicação de multas em locais irregulares;

– Canal de denúncias 0800 7766111 ou 193;

– Vistoria nas residências e terrenos baldios;

– Capacitação de equipes de saúde;

– Mutirão de limpeza/Projeto Cidade Limpa;

– Recolhimento de pneus;