16 MAR 2015
Prefeitura entrega kits de saúde bucal para escolas da rede municipal

Solenidade na manhã desta sexta-feira (13) marcou a entrega de kits de saúde bucal para alunos das escolas municipais. O evento aconteceu na Emei Estrelinha Dourada, zona Norte. O programa beneficia os 18 mil alunos, com o ensinamento de técnicas de escovação e utilização do fio dental, além de importantes orientações odontológicas. “É mais uma ação de reforço à educação e apoio às crianças. O kit foi melhorado e o que entregamos hoje conta com uma novidade imprescindível na higiene bucal, o fio dental. No nosso governo educação é prioridade, estamos investindo cada vez mais na qualidade de ensino, na manutenção das escolas, na qualificação dos funcionários para oferecer uma educação voltada para o futuro das crianças”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

O chefe do Executivo ainda destacou que o programa preventivo é modelo e o resultado tem sido excelente. Em 2013 e 2014, Marília foi premiada pelo Ministério da Saúde e Conselho Federal de Odontologia pelo trabalho desenvolvido na rede escolar. “Nesse ano, estamos investindo em kits maiores para os alunos. Além da prevenção com o material, a cidade possui a fluoretação da água para prevenção as cáries. Além disso, a Secretaria da Saúde dispõe de dentistas para o atendimento básico e especializado da população”, falou o prefeito.

Além dos kits de saúde bucal, Vinicius destacou outros investimentos na educação durante o atual governo: 36 mil conjuntos de uniforme de verão já entregues aos 18 mil alunos da rede (cada aluno recebeu dois conjuntos), num investimento de R$ 1 milhão; reforço na merenda, com a inclusão de alimentos balanceados, de qualidade, com carnes: bovina, suína, aves e peixes; kits de material escolar; kits pedagógicos de inglês; duas escolas de tempo integral (Escola Total); reforma de 40 escolas e a construção de oito novas Emeis para o atendimento aos alunos de quatro meses a cinco anos.

A coordenadora de saúde bucal do município, Silvia Guillen, lembrou que o programa é extensivo às famílias e tem gerado a mudança de hábitos. “Nesse ano, os kits vão permanecer nas próprias escolas, apresentando ótima estrutura para o programa”, explicou.

Cada sala de aula terá à disposição 100 escovas dentais infantis, tubos de 100 gramas na forma gel com flúor, 36 porta-escovas cônicos de plástico reciclável e atóxico, um suporte retangular de plástico reciclável com capacidade de armazenamento de 40 porta-escovas, além de fios dentais. Esse material será reposto periodicamente dentro do ano para cada sala.

As professoras estarão qualificadas para o ensinamento das técnicas de saúde bucal, cabendo aos dentistas monitorarem o programa.

Representando o Legislativo, participaram da solenidade os vereadores Marcos Santana Rezende (vice-presidente), Sônia Tonin, José Expedito Carolino (Capacete) e Luiz Eduardo Nardi.

“Quero cumprimentar a prefeitura e as secretarias da Educação e da Saúde pela preocupação total com os nossos filhos e com os inúmeros investimentos voltados às escolas, aos nossos alunos. Parabéns pelo pioneirismo e diferencial”, disse o vereador, Marcos Santana Rezende.

Para a doméstica, Lucimar Fernandes, mãe de um aluno da Emei Estrelinha Durada a entrega do kit vai de encontro à prevenção bucal iniciada em casa. “Oriento meu filho desde bebê, mas muitas crianças não têm esse cuidado em suas casas, por isso é fundamental essa atenção da prefeitura e da escola. Higiene bucal é saúde, é um dever, meu filho já passa por atendimento no posto de saúde e agora terá mais essa atenção melhorada na escola”, disse.

Kits de inglês

Na terça-feira (17), às 14h30, na Emef Professora Reny Pereira Cordeiro vai acontecer a entrega de kits pedagógicos de inglês. “O prefeito Vinicius é um administrador compromissado com a educação e diferente dos anos anteriores quando só alunos do quinto ano recebiam os kits, agora todos os estudantes do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano receberão o material para a disciplina de inglês”, revelou a secretária interina da Educação, Fátima Gatti.

Na solenidade de entrega dos kits de saúde bucal, o prefeito Vinicius atendeu aos pedidos da Emei Estrelinha Dourada e da comunidade atendida pela unidade. “A escola passará por ampla reforma, construção de novas salas de aula, espaços pedagógicos, reestruturação administrativa, revisão elétrica, hidráulica, pintura geral, melhorias na cozinha, construção de salão de banho e repouso. São melhorias significativas na unidade escolar”, concluiu Vinicius.

Fotos: Wilson Ruiz