10 MAR 2015
Prefeitura e SUCEN promovem novas ações de nebulização em Marília

Os trabalhos vão começar pela zona Sul da cidade e tem o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito da dengue

A Prefeitura de Marília – por meio do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde – em parceria com o Governo do Estado, através da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), intensificam nesta semana, na zona Sul da cidade, os trabalhos de nebulização para o combate do mosquito transmissor da dengue.

“A pedido do prefeito Vinicius Camarinha, nós estamos retomando esta medida preventiva, que já havia sido executada nos meses de novembro e de dezembro do ano passado. Com duas máquinas pesadas Leco, a SUCEN vai intensificar as atividades de nebulização em ruas e avenidas e começar as ações pelos bairros Parque dos Ipês, Tóffoli e Nova Marília IV. Os trabalhos começam nesta terça e serão realizados das 19 horas até a meia noite. Esperamos assim eliminar todas as possibilidades de proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, comenta Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

A expectativa dos agentes de saúde é que 100 quarteirões sejam nebulizados por dia. “Os trabalhos terão um ciclo de quatro dias consecutivos e no quinto haverá uma ação de reforço. Pedimos à população, que durante a nebulização, mantenham as portas e janelas abertas para facilitar o acesso do inseticida”, ressalta Garrido Neto.

Zona Norte – Além da zona Sul, os trabalhos de nebulização também estão concentrados na região Norte da cidade. “Nos últimos quinze dias, já promovemos ações nos bairros Santa Antonieta, Parque das Nações, Primavera e Marina Moretti. Durante esta semana, vamos dar continuidade aos trabalhos na região Norte e, em breve, já deveremos ter um grande número de bairros atendidos”, destaca Eduardo Rocha, responsável técnico da Agroatta – empresa contratada para a prestação dos serviços.

No total, 80 funcionários estão sendo utilizados para a nebulização no interior das residências. “A nossa empresa possui certificado internacional de qualidade – ISSO 9001 e integra o programa de controle de pragas urbanas que é desenvolvido pela Bayer. Além disso, os nossos funcionários participaram de um curso de atualização promovido recentemente pela SUCEN. Por isso, a população de Marília pode ficar tranqüila em relação às ações de nebulização que estamos promovendo na cidade”, enfatiza Rocha.

Mais ações de combate – O setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde vem promovendo também, nas escolas da rede de ensino municipal e nos distritos da cidade, mais ações de combate aos criadouros do mosquito da dengue.

“Paralelamente, aos serviços de nebulização em residências e estabelecimentos comerciais, nós estamos aproveitando os sábados para realizar ações de combate ao mosquito nas escolas da rede de ensino municipal. As atividades já começaram pelos bairros que estão recebendo os trabalhos de nebulização e elas são promovidas nos finais de semana para garantir a segurança das crianças”, diz Garrido Neto. E acrescenta. “Já finalizamos as atividades de nebulização no distrito de Rosália e demos início às ações em Padre Nóbrega. Nos próximos dias, também vamos começar os trabalhos em Avencas”.

O coordenador do setor de Divisão de Zoonoses informa ainda que, nesta semana, alguns espaços públicos – como o Ginásio de Esportes da Avenida Santo Antônio e o Estádio “Abreuzão” – também deverão receber os serviços de nebulização realizados em parceria com a Agroatta. “São áreas que recebem uma grande concentração de pessoas. É uma medida preventiva. Vamos aproveitar a ocasião para nebulizar também as quadras que estão ao redor destes espaços públicos”, enfatiza Garrido Neto.

“Estamos fazendo a nossa parte, combatendo o problema. Porém, ratifico que a população precisa dar a sua contribuição, ajudando a eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da doença. Sabemos que 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro dos imóveis (residências, comércio e indústria)”, finaliza o prefeito Vinicius Camarinha.

Ações na guerra contra a dengue:

– Criação do Comitê Gestor;

– Estado de emergência;

– Unidade de Saúde – Polo de Atendimento;

– Orientação nas escolas;

– Panfletos e campanha de divulgação;

– Parceria com CRECI, ACIM, Rotary Club, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros;

– Aplicação de multas em locais irregulares;

– Canal de denúncias 0800 7766111 ou 193;

– Vistoria nas residências e terrenos baldios;

– Capacitação de equipes de saúde;

– Mutirão de limpeza/Projeto Cidade Limpa;

– Recolhimento de pneus;