24 FEV 2015
SAÚDE
Operação Cidade Limpa faz recolhimento recorde de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Na manhã desta segunda-feira (23) deu-se início os trabalhos da operação Cidade Limpa, uma realização da Prefeitura de Marília – por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e da Saúde – e a TV TEM (afiliada da Rede Globo no Oeste Paulista). A mega operação, que conta com o apoio da comunidade, tem o objetivo de promover um mutirão de cidadania para fazer a coleta de lixo, prevenindo doenças, alagamentos de vias públicas e outros transtornos urbanos. A mobilização vai acontecer até o dia 27 de fevereiro, sexta-feira. Neste primeiro dia foram recolhidas 240 toneladas de materiais inservíveis.

A concentração das equipes aconteceu na Garagem Municipal, quando de lá partiram uma grande estrutura montada para a operação.

No total, cerca de 300 funcionários e 20 caminhões utilizados no projeto. “O início foi positivo, acompanhei o recolhimento de objetos em boa parte da zona Norte, a população, na sua grande maioria, está colaborando, é mais uma ação na guerra travada pela Prefeitura contra a dengue. Todas as medidas são importantes e válidas para evitarmos mais casos da doença”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

O chefe do Executivo revelou ainda que para a continuidade do trabalho, outros caminhões reforçarão a coleta de objetos e materiais que podem servir como criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

“Da zona Norte, a operação Cidade Limpa segue nesta terça-feira para a zona Leste. Pedimos para que a população deposite nas calçadas, em frente às residências, todo o tipo de material inservível que possa acumular água. Nossas equipes não vão recolher restos de galhos e entulhos de construção civil”, informa Lupércio Garrido Neto, supervisor do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde e um dos organizadores da operação Cidade Limpa.

Cidade Limpa em Marília

Desde o início do projeto Cidade Limpa em 2003, mais de 169 mil toneladas de lixo foram recolhidas, atendendo 32 milhões de pessoas, além de beneficiar inúmeras entidades e associações de reciclagem que transformam o material descartado em fonte de renda. Somente no ano passado, cerca de 25 mil toneladas de lixo foram retiradas em 77 municípios da área de cobertura da emissora de TV.

Confira abaixo a relação dos bairros que receberão a operação Cidade Limpa em Marília:

ZONA LESTE – dia 24

– Teotônio Vilela

– Jardim Marajó

– Jardim Planalto

“No dia 27, vamos fazer uma nova varredura pela cidade e verificar alguns materiais que sobraram e que ainda não puderam ser recolhidos pelas nossas equipes”, destacou Garrido Neto.

A dona de casa, Maria glória Caetano da Silva agradeceu a realização da campanha na zona Norte. “Separei com o meu marido vários objetos e fiz questão de trazer tudo até o caminhão da Prefeitura. Estamos fazendo a nossa parte, infelizmente nem todos contribuem. A dengue deve ser combatida por toda a população”.

Nebulização continua no bairro Barbosa

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Divisão de Zoonoses – e a empresa Agroatta deram continuidade nesta segunda-feira (23), aos trabalhos emergenciais de limpeza das áreas com criadouros do mosquito da dengue e também a atividade de nebulização em residências da cidade.

A operação foi promovida, nesta segunda, nas Ruas Floriano Peixoto e Francisco Morato – que ficam próximas ao Hospital Materno Infantil, no bairro Barbosa. Os trabalhos contam com a supervisão dos agentes do setor de Divisão de Zoonoses.

“É uma ação rápida e eficaz. Estamos utilizando um produto de tecnologia avançada, da Bayer, liberado pelo Ministério da Saúde, feito à base de água, com odor menor e que não provoca manchas em veículos, por exemplo. A empresa possui profissionais que são treinados pelos nossos técnicos e também pela Sucen. A expectativa é de que o trabalho seja realizado em 100% dos imóveis marilienses em 90 dias. Pedimos que a população libere o imóvel e nos ajude”, destaca Eduardo Rocha, gerente de operação da Agroatta.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a operação terá prosseguimento, nesta terça-feira (24), no bairro Barbosa.

A doença avança no Brasil e também no interior de São Paulo. O número de casos da dengue no país já é quase o dobro do ano passado. A incidência é grande em algumas cidades da região de Campinas: Itapira, onde o Carnaval foi até cancelado; Limeira, com uma morte confirmada; Mogi-Guaçu e Elias Fausto, onde a dengue já é considerada epidemia. Mesma situação de outras cidades paulistas: Catanduva, Guararapes, Penápolis, Neves Paulista, Tanabi, Estrela d’Oeste e Trabiju, que é o município com a maior taxa de incidência do país: são 1,6 mil habitantes e 112 casos confirmados.

Até o momento, 18 pessoas já faleceram no Estado por causa da doença. Além disso, 13 municípios decretaram estado de emergência – sendo que duas destas cidades já estão em situação de calamidade pública por causa da dengue, Ubirajara e Pindamonhangaba.

Cidades próximas à Marília também sofrem com o avanço da doença: em Assis, uma menina de 10 morreu nesta semana com suspeita de dengue. Lins também já registrou uma morte.Em Paraguaçu Paulista, mais de 1.200 registros da doença foram contabilizados pelos serviços de saúde, com uma média de 80 casos confirmados por dia. Tarumã (com 380 casos) e Ourinhos (com 277 casos) estão em estado de alerta.

Próxima de Marília, Cândido Mota vive a maior epidemia da sua história, a Prefeitura decretou estado de emergência e convocou funcionários de secretarias municipais para ajudarem no mutirão da limpeza, a fim de reforçar o combate contra a dengue na cidade. Os números em Cândido Motajá ultrapassaram os 1,2 mil casos.

No Brasil, os casos quase dobraram em relação ao ano passado: já são 67 mil confirmações de dengue – mais da metade na Região Sudeste. Depois vem o Centro-Oeste, o Nordeste e o Norte do país.

Fotos: Wilson Ruiz