26 FEV 2015
Prefeitura e Corpo de Bombeiros firmam parceria para vistoriar imóveis fechados

O prefeito Vinicius Camarinha comandou na manhã desta quarta-feira (25), na Prefeitura, mais uma reunião do Comitê Gestor “Todos Contra a Dengue”. A novidade foi a participação de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Exército. Os Bombeiros, por exemplo, firmaram parceria mediante a qual a população poderá fazer denúncias pelo número 193 sobre imóveis fechados. Integrantes da corporação irão checar esses locais.

“Serão parceiros muito importantes na luta contra a doença. Os Bombeiros estarão aptos ao recebimento de denúncias da população sobre áreas abandonadas com possíveis focos do mosquito, os policiais militares darão apoio para a fiscalização em imóveis fechados e abandonados. Já os atiradores do Tiro de Guerra, a partir de março darão apoio para a eliminação de criadouros”, comentou Vinicius Camarinha.

Aliás, todas as 280 denúncias que já foram feitas à Ouvidoria do Município, sobre imóveis fechados e que podem ter criadouros do mosquito transmissor da dengue, serão encaminhadas ao Corpo de Bombeiros que fará a vistoria. Além disso, estará auxiliando naqueles locais de difícil acesso, como prédios.

O prefeito Vinicius destaca que a Prefeitura vem executando desde o ano passado medidas importantes contra a dengue. “Realizamos cerca de 250 mil visitas domiciliares de orientação à população, os agentes comunitários passaram a receber a insalubridade como forma de estímulo à ação enquanto no final do ano passado houve a aplicação de 2,5 toneladas de inseticida contra o Aeds aegypti. Porém, o Estado de São Paulo vem enfrentando a epidemia em várias cidades e Marília também foi atingida. Agora, cabe a toda a população agir em conjunto, enfrentando o grave problema. Estamos promovendo o mutirão da limpeza e nova nebulização. Os marilienses precisam eliminar os criadouros para evitar novos focos do mosquito transmissor”, completou.

Para as pessoas com sintomas de dengue, houve o reforço no atendimento médico nos Pronto Atendimentos das zonas norte e sul e na unidade especializada em dengue, na rua 9 de julho.

“Os Bombeiros não podem ficar ausentes dessa grande luta contra a dengue em Marília. Porisso estamos colocando toda estrutura à disposição da Prefeitura, desde o recebimento de denúncias até a ação para eliminar os focos em áreas abandonadas”. Assim o Capitão Góes Junior do Grupamento dos Bombeiros se manifestou na reunião do comitê nesta quarta feira. O telefone 193, segundo ele, está à disposição da população para as denúncias.

Já a Polícia Militar está oferecendo a retaguarda para os fiscais e agentes comunitários agirem em imóveis fechados, fora a divulgação da gravidade da dengue com a distribuição de panfletos de alerta. “É a prova de que a Polícia Militar está sempre integrada com a sociedade”, destacou o major Marcelo Martins.

A partir do dia 15 de março, os atiradores do Tiro de Guerra estarão atuando também na eliminação de focos do mosquito da dengue em imóveis abandonados. “Os 100 novos atiradores estarão em ação”, garantiu o sargento Menezes.

O secretário de Serviços Urbanos, Avelino Modelli, destacou a necessidade da ação da população contra a dengue. “Os focos do mosquito transmissor precisam ser eliminados. A população precisa colaborar na limpeza e os proprietários de terrenos baldios notificados para a capinação dessas áreas precisa agir rapidamente. Caso contrário, a Prefeitura vai realizar o serviço, multar o proprietário e a cobrança pelo trabalho. Temos duas equipes agindo na conservação das áreas públicas”, explicou o secretário.

NEBULIZAÇÃO – O trabalho da equipe especial que foi contratada para eliminação de criadouros do mosquito e nebulização estará nesta quinta-feira na área entre as avenidas Sampaio Vidal e Presidente Roosevelt, a partir das 7h30.

Já o projeto “Cidade Limpa” será efetuado nesta quinta-feira na zona sul. Os bairros a serem percorridos serão:

– Jardim Parati

– Santa Paula