26 FEV 2015
SAÚDE
Prestação de contas: Prefeitura faz o maior investimento saúde pública dos últimos 9 anos

A prefeitura de Marília fez o maior investimento em Saúde dos últimos nove anos neste último quadrimestre de 2014. Foram aplicados 26,03% dos recursos próprios em prol dos cidadãos que procuraram atendimento médico – meta bem acima da prevista por lei, que é de 15%. O investimento chegou a R$ 85,4 milhões.

Essa situação já havia se repetido em 2013 (25,36%), quando já havia sido batido o mesmo recorde. A prestação de contas (referente ao último quadrimestre de 2014) foi realizada pelo secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, durante audiência pública promovida na manhã de quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Marília.

No total, a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – investiu um montante superior a R$ 85,4 milhões. “A previsão inicial para este período era de R$ 49 milhões. Há comprometimento com a área da saúde. Com estes recursos, nós conseguimos realizar a contratação de novos profissionais da área, a reforma de unidades de saúde e dar prosseguimento aos mutirões, principalmente o da catarata, promovendo assim uma melhor qualidade de vida para a população”, comentou Luiz Takano. E complementou: nos últimos oito meses, a administração municipal investiu mais de R$ 139 milhões com a saúde dos munícipes.

Dengue: ações intensificadas

O secretário municipal da Saúde também fez um relatório dos investimentos realizados em ações preventivas de combate ao mosquito da dengue. “Neste período (quatro últimos meses/2014), nossos agentes de saúde visitaram mais de 60 mil imóveis. Em parceria com a SUCEN foi promovida uma grande operação de nebulização de todas as regiões da cidade, além de investimentos para o bloqueio e controle de criadouros do mosquito”, enfatizou. Durante todo o ano passado foram mais de 250 mil visitas apenas no combate à dengue (isso significa que cada imóvel foi vistoriado pelo menos três vezes).

Luiz Takano ressaltou ainda que, durante o último quadrimestre, o setor de Divisão de Zoonoses promoveu um levantamento rápido (LIRAa) que permitiu identificar com precisão e agilidade os locais em que deviam ser intensificados os trabalhos de combate à dengue. Marília registrou o índice geral de 0.7 (abaixo de 1, que é o permitido pela Organização Mundial da Saúde para efeito de índice de infestação).

Mesmo com esse índice, a Prefeitura não reduziu as atenções no combate ao mosquito transmissor da doença, mesmo porque havia transmissão em outras cidades da região. “Estas ações foram muito importantes para que as nossas equipes pudessem desenvolver um plano de contingência em parceria com a SUCEN no combate ao mosquito e traçar estratégias para este ano”, afirmou Takano durante a audiência Pública.

Câmara destaca o empenho

Para o presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, a preocupação com a área da saúde tem sido constante. “Temos observado nas últimas audiências públicas que a prefeitura tem aplicado recursos bem acima do que é previsto pela obrigatoriedade legal, praticamente dobrando este índice. Isto tem demonstrado que o governo municipal tem procurado atender a população da melhor maneira possível, disponibilizando até, em momentos mais críticos, um serviço de saúde de boa qualidade e que tem sido exemplo para outras regiões do Estado, como é o caso da Unidade Pólo para atendimento aos pacientes com suspeita de dengue”, comentou o presidente.

Herval Seabra destacou ainda o empenho do governo municipal com investimentos em outros serviços da área da saúde. “Nos últimos dois anos, a administração municipal tem recuperado a credibilidade política da nossa cidade e investido bastante na compra de medicamentos, na reforma das unidades de saúde, na promoção de mutirões, entre outras ações, buscando priorizar melhorias para a população. Por isso, terá sempre o apoio da Câmara na realização destes projetos”, finalizou.

Além do presidente da Câmara, também participaram da audiência pública os vereadores José Menezes, José Bassiga Goda, Marcos Custódio, Marcos Rezende, Cícero do Ceasa, Mário Coraini Junior e Wilson Damasceno.

Fotos: Wilson Ruiz