13 FEV 2015
SAÚDE
Combate à Dengue: Prefeitura intensifica fiscalização em imóveis fechados e em construção

– Novos focos do mosquito são encontrados na região Leste

– Rigor na fiscalização foi determinado

– A cada 5 imóveis vistoriados, três apresentam situação de risco

As Secretarias da Saúde (setor de Divisão de Zoonoses) e de Serviços Urbanos (setor de Fiscalização de Posturas) realizaram na tarde desta quinta-feira (12), mais uma etapa de fiscalização em imóveis fechados, abandonados ou em construção e que podem ter criadouros do mosquito transmissor da dengue. Até o momento, já foram efetuadas 98 notificações aos proprietários de imóveis com focos do mosquito na cidade.

Desta vez, a operação foi realizada nos imóveis em construção na Avenida das Esmeraldas – zona Leste da cidade.  “Recebemos denúncias da população e fomos até o local. Constatamos a presença de larvas e de criadouros do mosquito da dengue nestes empreendimentos. Também verificamos que cinco funcionários destas obras contraíram a doença nestes locais. Sem falar no grande risco para os moradores da região. Fizemos a notificação para o engenheiro responsável que terá 24 horas para eliminar os focos e promover a limpeza da área. Caso isso não ocorra iremos autuar os proprietários”, afirmou Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo o setor de Fiscalização de Posturas, o descumprimento da notificação pode levar a aplicação de duas multas aos proprietários dos empreendimentos, localizados em área nobre (avenida das Esmeraldas), próximo a um shopping, pista de Cooper, escolas e residências.

“Como são dois lotes, um pode receber uma autuação de R$ 3.200,00 e o outro de R$ 1.200,00. Se houver a reincidência, a multa seráem dobro. Ecaso haja a insistência de manter estes criadouros da dengue, as obras poderão até ser interditadas. Esta é uma situação muito grave para a saúde pública. Realizamos esta operação”, destacou Juliano Bataglia, chefe do setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

O chefe do Executivo autorizou também que os agentes de saúde do município adentrem e vistoriem casas fechadas e abandonadas da cidade. “O proprietário que impedir o acesso poderá ser autuado por crime de desobediência. De cada cinco casas visitadas, nossos agentes de saúde têm constatado que três estão em situação de risco. Não podemos mais tolerar situações como estas que temos vivenciado nos últimos dias”, ressaltou o prefeito Vinicius Camarinha.

Novo balanço

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Vigilância Epidemiológica – divulgou hoje, um novo balanço de casos confirmados de dengue no município. Até o momento, foram registrados 1.827 casos autóctones da doença.

“Temos intensificado os trabalhos de combate ao mosquito e também criamos uma Unidade de Apoio para tratamento dos pacientes com suspeita de dengue. Estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso que a população também continue colaborando conosco e evite a água parada em casa”, enfatizou o chefe do Executivo.

Força-Tarefa em terrenos baldios

Outra medida importante adotada na reunião desta quarta (12) do Comitê Gestor de combate à dengue é intensificar o trabalho de limpeza de terrenos baldios. Com objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti na cidade, a Prefeitura de Marília (por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e de Obras) vai promover a partir do dia 23, um grande mutirão de limpeza dos terrenos baldios em todos os bairros da cidade.

“Durante a reunião do Comitê Gestor de combate à dengue, definimos mais esta ação. Vamos disponibilizar centenas de funcionários para que façam a retirada de todo o tipo de material que possa acumular água nestas áreas. Faremos uma varredura por todos os bairros da cidade, conforme determinou o prefeito Vinicius”, comentou Danilo Bigeschi, assessor técnico da Secretaria Municipal da Saúde e um dos integrantes do Comitê Gestor.

Ações em todas as áreas

Desde que foi criado o Comitê Gestor, há três semanas, inúmeras ações de combate à dengue foram adotadas em Marília. Uma delas foi a implantação de uma unidade polo de saúde que ficará exclusiva para atender aos pacientes com diagnóstico para tratamento da doença, localizada na rua 9 de Julho (anexa à UBS Cascata) para desafogar o atendimento nas demais unidades municipais de saúde, principalmente os pronto-atendimentos das zonas Norte e Sul.

A cada dia mais entidades, lideranças, alunos (rede municipal, estadual e particular) estão aderindo à campanha de mobilização realizada por iniciativa da Prefeitura. Mas, ainda é preciso que haja maior conscientização da população. É que hoje 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro dos imóveis (residências, comércio e indústria). Diante disso, uma das medidas é a aplicação de multas.

Valores das multas: De R$ 180 a R$ 720,00 – para residências com focos

De R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 – imóveis fechados.

Fotos: Ligia Ferreira