12 FEV 2015
Defesa Civil adere à campanha de combate à dengue da Prefeitura

O Comitê Gestor “Todos contra a Dengue” – criado pela Prefeitura de Marília, com a Secretaria Estadual da Saúde – se reuniu no auditório do gabinete com os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O objetivo foi transmitir as ações que estão sendo adotadas pelo município no combate ao mosquito transmissor da dengue. A partir dessa reunião, ficou definido que a Defesa Civil também participará do trabalho de conscientização dos moradores da cidade.

O encontro contou com a participação de cerca de 30 representantes do COMPDEC. “Nós estamos em estado de emergência em relação à doença. Apresentamos aos integrantes da Defesa Civil as medidas que já foram adotadas e solicitamos um maior apoio na mobilização da população. Os membros do COMPDEC são formadores de opinião e o engajamento total, neste momento, é muito importante para nos ajudar a combater o mosquito da dengue”, comentou o secretário municipal da Administração, Marco Antônio Alves Miguel, que também é integrante do Comitê Gestor.

Para o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, que também esteve presente na reunião, a união de todos os segmentos da sociedade mariliense é primordial para o sucesso da campanha “Todos contra a Dengue”. “A conscientização e o empenho dos nossos moradores são fundamentais para que possamos vencer esta batalha contra o mosquito. Por determinação do prefeito Vinicius, estamos acompanhando de perto os trabalhos promovidos pela Secretaria Municipal da Saúde e, por isso, convocamos os membros da Defesa Civil para que deem todo o respaldo nestas ações”, ressaltou o vice-prefeito.

Sugestões ou denúncias

Para os moradores que tiverem dúvidas, algum tipo de denúncia sobre criadouros ou sugestões de ações no combate ao mosquito, a Prefeitura está disponibilizado também um canal de comunicação – por meio da Ouvidoria do Município (telefone 0800-77-66-111) – para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

“Pedimos à população para que seja um fiscalizador da sua casa, da rua em que mora e também do seu bairro. A dengue pode levar à morte. E é, por isso, que precisamos aumentar ainda mais o nosso exército de exterminadores do mosquito”, finalizou o vice-prefeito.

Ações da Prefeitura

Uma série de ações vem sendo adotadas pelo Comitê Gestor, que é coordenado pelo prefeito Vinicius. Entre elas, a implantação, no início desta semana, de uma unidade pólo de saúde que ficará exclusiva para atender aos pacientes com diagnóstico dos médicos para tratamento da doença.

Com uma equipe treinada (anexa a USB Cascata – rua 9 de Julho), a unidade conta com cadeiras para reidratação e macas. O objetivo é desafogar as unidades de saúde e também pronto-atendimentos. Os pacientes passam inicialmente por uma triagem nessas unidades e, por meio de indicação médica, são encaminhados ao polo.

Outras medidas:

– A Prefeitura iniciou uma força-tarefa de limpeza de ruas, avenidas e de terrenos baldios, com a operação Mãos à Obra e por meio do mutirão contra a dengue – que conta com a participação de 300 agentes de saúde.

– Parceria com a Secretaria Municipal da Educação para a mobilização dos alunos da rede municipal no combate à doença;

– Apoio de entidades religiosas e da sociedade civil, com a promoção de atividades de controle;

– Adoção de medidas judiciais que permitam a entrada dos agentes de saúde em imóveis abandonados ou fechados. Além disso, a partir de agora estão sendo aplicadas multas para esses proprietários, já que pelo levantamento dos Agentes de Saúde, 90% dos focos do mosquito estão no interior das residências.

Valores das multas: De R$ 180 a R$ 720,00 – para residências com focos

De R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 – imóveis fechados.

– Distribuição de um panfleto (check list) de como o morador pode fazer a limpeza e verificar os locais com a presença de criadouros nas residências.

Foto: Lígia Ferreira