02 FEV 2015
Prefeitura intensifica ações do mutirão de combate à dengue

O prefeito Vinicius Camarinha participou na manhã desta sexta-feira (30), no bairro Alto Cafezal, dos trabalhos de vistoria de imóveis pelos agentes de saúde do município para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Ele constatou pessoalmente o que os agentes estão registrando nas visitas: 90% dos focos estão dentro das residências e comércio. Numa borracharia encontrou larvas em recipientes e até mosquitos adultos.

“Como o mosquito pode voar num raio de até 300 metros, aqui perto existem muitas casas, escola e unidade de saúde. Todas as pessoas correm o risco de contrair a doença”, alertou o prefeito Vinicius que se mostrou bastante preocupado com essa situação. Ele conversou com o responsável pela borracharia e pediu o seu empenho para eliminar os criadouros ali encontrados. O proprietário também será notificado pela Secretaria da Saúde. Caso não tome as devidas providências, poderá ser multado.

A ação fez parte do cronograma de atividades da campanha “Marília contra a Dengue – Com a sua participação poderemos vencer”.

No total, cerca de 300 agentes vinculados ao setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde estão percorrendo todos os bairros da cidade.

“A nossa cidade está em estado de alerta. Hoje, o prefeito Vinicius teve a oportunidade de acompanhar os trabalhos dos nossos agentes de saúde e verificar in loco as dificuldades que estamos encontrando nestas vistorias. Infelizmente, temos presenciado situações críticas, como a desta borracharia”, ressaltou Danilo Bigeschi, assessor técnico da Secretaria Municipal da Saúde.

Mais combate aos focos

Neste sábado dia 31 (sábado), o mutirão de combate ao mosquito irá vistoriar mais de 8 mil imóveis – que não puderam receber a visita dos agentes de saúde por estarem fechados, desabitados ou pela recusa do morador. Os trabalhos terão início às 8 horas e serão encerrados às 14 horas.

“Vamos realizar uma nova tentativa de inspeção neste sábado. Será uma ação conjunta em todos os bairros da cidade. Pedimos à população que colabore com os nossos agentes e que também seja um vigilante constante nas suas residências. O poder público sozinho não vence esta batalha. Só juntos é que poderemos vencer o mosquito”, finalizou o prefeito Vinicius.

Foto: Wilson Ruiz