02 FEV 2015
SAÚDE
Combate à Dengue: doença avança pelo interior. Prefeitura amplia ações em Marília

Nos próximos dias será implantada uma Unidade de Apoio que terá por objetivo receber os casos suspeitos e, dessa forma, desafogar as unidades de saúde e Pronto Atendimentos. A referida unidade estará situada na área central (para facilitar o acesso de todas as regiões), com uma equipe técnica treinada para o diagnóstico.

Neste sábado (31), por exemplo, está sendo realizado um curso de capacitação para as equipes técnicas que atuam diretamente com a dengue. Para que esses profissionais tenham informações atualizadas, a Secretaria Municipal da Saúde antecipou a divulgação dos últimos números da doençaem Marília. Portanto, oficialmente até agora são 1.171 casos confirmados de dengue em Marília.

No sábado também foi realizado um mutirão de combate ao mosquito nos imóveis fechados, desabitados ou pela recusa do morador. Foram 8 mil nessa situação numa recente vistoria de 26 mil imóveis. A ação conjunta foi feita em todos os bairros da cidade.

Além disso, a Saúde triplicou a quantidade de medicamentos disponíveis para o tratamento imediato, antes mesmo do resultado oficial, feito pelo Instituto Adolfo Lutz. “Estamos tratando todas as pessoas com febre e outros sintomas característicos como sendo suspeito de dengue. Assim, essas pessoas já são imediatamente medicadas para evitar complicações, inclusive porque a dengue pode matar”, lembrou o secretário da Saúde, Luiz Takano.

Participação da população

Nesta semana, o prefeito Vinicius esteve acompanhando as equipes de Agentes de Saúde nas vistorias de imóveis. Num deles (uma borracharia) foram encontrados focos do mosquito transmissor (Aedes aegypti), desde larvas até já em fase adulta. Como pode percorrer um raio de até 300 metros, o risco é muito grande de surgirem mais pessoas com dengue. O proprietário também será notificado pela Secretaria da Saúde. Caso não tome as devidas providências, poderá ser multado.

“Noventa por cento dos focos do mosquito transmissor estão dentro das residências, do comércio. A Prefeitura está adotando uma série de medidas. Mas, o morador tem uma participação fundamental nessa batalha contra a dengue. Pedimos à população que colabore com os nossos agentes e que também seja um vigilante constante nas suas residências. O poder público sozinho não vence esta batalha. Só juntos é que poderemos vencer o mosquito”, afirmou o prefeito Vinicius.

Adesão das imobiliárias

Outro importante segmento também está aderindo à campanha da Prefeitura contra a dengue. Trata-se das imobiliárias que são responsáveis grande parte dos imóveis fechados (para locação ou venda) e cujo acesso era mais difícil pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde.

Nesta semana foi realizada uma reunião com vários representantes das imobiliárias (lideradas pela Delegacia Regional do CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis) em que ficou definida uma parceria para a criação de uma força-tarefa no combate ao mosquito transmissor da dengue.

O delegado regional, Hederaldo Benetti, lembrou que a entidade também já realizava ações próprias, como disponibilização de adesivos para colocação nos ralos e etiquetas informando que o imóvel passou por vistoria para evitar o aparecimento de focos do mosquito.

Mas, diante da preocupação dos técnicos da Saúde, cada imobiliária será orientada a manter um funcionário (corretor ou captador) para se dispor a abrir o imóvel assim que houver uma ligação dos agentes para uma vistoria  de combate à dengue.

O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, que coordenou a reunião, elogiou a atitude do CRECI e das imobiliárias que com isso estão aderindo à campanha de combate ao Aedes aegypti. “Todos somos responsáveis pela eliminação dos criadouros e estamos buscando cada vez mais o apoio da sociedade, firmando parcerias com órgãos e instituições”, afirmou o vice-prefeito.

Principais ações

• Distribuição de panfletos por toda cidade com “chek list” de providências que devem ser tomadas para eliminar possíveis focos.
  •  Realização da Operação “Mãos à Obra” (de limpeza da cidade), priorizando os bairros onde há maior preocupação com a dengue.
  • Intensificação das vistorias nos imóveis pelos Agentes de Saúde, orientando a população e eliminando criadouros do mosquito.
  • Notificação de proprietários de imóveis fechados e áreas abandonadas (como ocorreu no poliesportivo abandonado no jardim Cavallari – antigo “poliesportivo do MAC”).
  • Campanhas de conscientização da população nos veículos de comunicação
  • Implantação de uma Unidade de Apoio para acolher casos suspeitos, desafogando inclusive os pronto-atendimentos municipais.
  • Buscar apoio junto à sociedade civil e lideranças para que sejam multiplicadores da campanha. Nesta semana, por exemplo, adesão do CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – para facilitar o acesso dos agentes aos imóveis fechados (locação/venda) que realizam vistoria para eliminar possíveis focos do mosquito.
  • Mutirão de combate ao mosquito nos imóveis fechados, desabitados ou pela recusa do morador (são 8 mil nessa situação numa recente vistoria de 26 mil imóveis). Ação conjunta em todos os bairros da cidade.
  • Capacitação das equipes médicas nas Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos.
  • Assessoria de Imprensa

Fotos: Wilson Ruiz