09 DEZ 2014
SAÚDE
Combate à dengue: Secretaria Municipal da Saúde e Sucen finalizam os trabalhos de nebulização

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do Setor de Divisão de Zoonoses – e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Governo de São Paulo) finalizaram nesta última sexta-feira (05), à noite, os trabalhos de nebulização contra o mosquito transmissor da dengue.

As equipes da Sucen percorreram diversos bairros de todas as regiões da cidade, entre os dias 18 de novembro e 5 de dezembro. “Foi uma das maiores ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município e que utilizou sete equipamentos de grande porte para a nebulização”, comentou Lupércio Garrido Neto, coordenador do Setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Os bairros que receberam as equipes de nebulização foram: Planalto, Real, Tofóli, Ipês, Santa Augusta, Nova Marília, Jóquei, CDHU-Hípica, Costa e Silva, Santa Paula, Marajó, Três Lagos, Castelo Branco, São Judas, Altaneira, Vila Barros, Cascata, Chico Mendes, Marília, São Miguel, Palmital, Alto Cafezal, JK, Aniz Badra, Jânio Quadros, Figueirinha, Santa Antonieta, Parque das Nações, Julieta e Renata. “Estas áreas apresentavam uma maior incidência da presença do mosquito. Por isso, houve a necessidade desta ação”, ressaltou Garrido Neto.

Intensificação – A Secretaria Municipal da Saúde está intensificando ainda mais os trabalhos de combate ao mosquito da dengue. No total, 250 agentes comunitários visitaram, nos últimos vinte dias, cerca de 57 mil imóveis nas quatro regiões da cidade, com o objetivo de realizar o bloqueio e o controle dos criadouros do Aedes aegypti.

“Mesmo com todo este trabalho, a conscientização da população é primordial para o efetivo controle do mosquito. É preciso que cada morador converse com seus vizinhos e familiares sobre os riscos da doença e que eles nos ajudem também no combate”, enfatizou Garrido Neto. E complementou. “O período das chuvas está começando e a população precisa ficar atenta com o quintal de residências, com a calha e, dentro do possível, inspecionar a caixa d’água. O vento forte provoca o deslocamento das tampas dos reservatórios domésticos, o que aumenta a possibilidade de infestação do mosquito da dengue”.

Primeiros Sintomas – O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretária da Saúde alerta a população que ao surgimento dos primeiros sintomas da dengue o correto é procurar uma unidade de atendimento do município. “Pedimos às pessoas que estiverem com febre (de 38ºC para cima), dor de cabeça, no corpo e nos fundos dos olhos, que procurem uma unidade de saúde. Estes sintomas são facilmente confundidos com outras doenças, como a gripe e resfriados. Por isso, não aconselhamos a automedicação em casa. È preciso que seja feita uma avaliação médica do paciente e o diagnóstico precoce da dengue vai evitar o agravamento da doença”, ressaltou Rachel Ramirez, supervisora do Setor de Vigilância Epidemiológica.

Mais informações sobre os trabalhos de combate ao mosquito da dengue no município podem ser obtidas pelos telefones: (14) 3402-6500 ou 3401-2054.