02 DEZ 2014
SAÚDE
Contra a Pólio e o Sarampo: Secretaria da Saúde prorroga a vacinação até o dia 12

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica – prorrogou até o dia 12 de dezembro, as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de seguimento de combate ao sarampo.

“Até o momento, atingimos cerca de 70% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é que 95% das crianças do município sejam vacinadas. Por isso, houve a necessidade da prorrogação”, informa Rachel Ramirez, supervisora do Setor de Vigilância Epidemiológica.

A aplicação da vacina oral contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – é realizada nas crianças de 06 meses até menores de cinco anos de idade. Em relação à campanha de seguimento contra o sarampo, a aplicação da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é feita em todas as crianças de 01 ano de idade até menores de cinco anos.

Segundo a Secretária da Saúde, até o momento, 9.055 crianças foram vacinadas contra a pólio (65,8% do público-alvo de 13.755 crianças); e 7.126 receberam a imunização da tríplice viral (71,67% de um total de 10.892 crianças nesta faixa etária).

“O comparecimento às unidades para receber estas vacinas é extremamente importante, principalmente com a proximidade do período de férias – em que há uma maior circulação das pessoas – e tendo em vista o registro da ocorrência de casos de sarampo em alguns Estados do Brasil e em outros países. Além disso, é fundamental receber a gotinha e manter o nosso país livre da poliomielite. Pedimos ainda aos pais ou responsáveis que não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação para a devida atualização dos registros de imunização”, ressalta Ramirez.

A vacinação pode ser feita das 8 às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) do município.  “A vacina é a medida de prevenção mais eficaz que dispomos para combater estas doenças”, finaliza a supervisora da Vigilância Epidemiológica.

As campanhas contra a poliomielite e de combate ao sarampo são promovidas em parceria com o Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500.

Foto: Wilson Ruiz