01 DEZ 2014
SAÚDE
Secretaria da Saúde intensifica os trabalhos de combate á dengue nos bairros da cidade

Mais de 250 agentes comunitários da Secretaria Municipal da Saúde vêm intensificando nos últimos dias, os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue – em diversos bairros da cidade. Os serviços de bloqueio e controle de criadouros, realizados pela Secretaria da Saúde, estão servindo de apoio para os trabalhos de nebulização promovidos pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias do Governo de São Paulo).

Entre os dias 14 e 26 de novembro, um total de 37.301 imóveis já foram visitados pelos agentes de saúde do município. “Em parceria com a SUCEN, estamos realizando os trabalhos de controle dos criadouros e de nebulização com inseticidas em todas as regiões da cidade, especialmente nas áreas em que há maior incidência de transmissão da doença”, destaca Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

O Estado de São Paulo encontra-se em estado de alerta em relação à possibilidade de ocorrência de epidemias de dengue. Até o momento, neste segundo semestre, Marília já registrou 722 casos de dengue. “A conscientização da população é primordial para o seu efetivo controle. É preciso que cada morador converse com seus vizinhos e familiares sobre os riscos da doença e que eles nos ajudem também neste combate”, ressalta Garrido Neto.

Segundo o coordenador, “a população precisa ainda ficar atenta com o quintal de residências, com a calha e, dentro do possível, inspecionar a caixa d’água. O vento forte provoca o deslocamento das tampas dos reservatórios domésticos, o que aumenta a possibilidade de infestação do mosquito da dengue. Se nós não agirmos, a doença sempre vai estar presente”, finaliza o coordenador da Divisão de Zoonoses.

Confira as datas da última semana dos trabalhos de nebulização realizados pela SUCEN nos bairros da cidade:

01 e 05/12: JK, Aniz Badra, Jânio Quadros, Figueirinha, Santa Antonieta, Parque das Nações, Julieta e Renata;

02/12: Planalto, Real, Tofóli, Ipês, Santa Augusta, Nova Marília, Jóquei, CDHU-Hípica bem como Costa e Silva;

03/12: Santa Paula, Marajó, Três Lagos, Castelo Branco, São Judas, Altaneira, Vila Barros e Cascata;

04/12: Chico Mendes, Marília, São Miguel, Castelo Branco, Palmital e Alto Cafezal.

* Em caso de chuva, não haverá aplicação.

Foto: Ligia Ferreira