21 NOV 2014
SAÚDE
Contra a Pólio e o Sarampo: Secretaria da Saúde realiza, neste sábado, a segunda etapa do Dia “D”

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – realiza neste sábado (22), a segunda etapa do Dia “D” de vacinação contra a poliomielite juntamente com a campanha de seguimento de combate ao sarampo.

Durante o dia “D” de Mobilização Nacional, a vacinação ocorrerá das 8 às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) do município.  A aplicação da vacina oral contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – é realizada nas crianças de 06 meses até menores de cinco anos de idade. Em relação à campanha de seguimento contra o sarampo, a aplicação da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é feita em todas as crianças de 01 ano de idade até menores de cinco anos.

Segundo a Secretária da Saúde, até o momento, 6.955 crianças foram vacinadas contra a pólio e 5.488 receberam a imunização da tríplice viral. “O comparecimento as unidades para receber estas vacinas é extremamente importante, tendo em vista a ocorrência de casos de sarampoem alguns Estados do Brasil e em outros países. Assim como para receber a gotinha e manter o nosso país livre da poliomielite. É importante também que os pais ou responsáveis não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação para a devida atualização dos registros de imunização”, destaca Rachel Ramirez, supervisora do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde

O município de Marília possui cerca de 11.800 crianças na faixa etária de vacinação. A meta do Ministério da Saúde é atingir um índice de 95% de imunização. “No momento, nós só atingimos 50% do público-alvo. E, apesar destas campanhas se estenderem até o dia 28, é fundamental vacinar o quanto antes. O melhor remédio é a prevenção”, acrescenta Rachel Ramirez.

As campanhas contra a poliomielite e de combate ao sarampo são promovidas em parceria com o Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500.

Foto: Wilson Ruiz