19 NOV 2014
Proerd forma mais 350 alunos na zona sul

Com parceria da Prefeitura Municipal e Polícia Militar, será realizada na noite desta quarta feira a solenidade de formatura de mais uma turma do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). O evento está marcado para às 19h30 no ginásio de esportes do clube dos Bancários de Marília.

Cerca de 350 alunos das Emefs(Escolas Municipais de Ensino Fundamental)  “Antonio Moral”, “Antonio Ribeiro”, “Nivando Mariano dos Santos” “Reny Pereira Cordeiro” estarão se formando.

O Proerd  desenvolvido pela Polícia Militar visa prevenção primária, representando um esforço cooperativo entre escola, família e corporação. Dirigidos aos estudantes dos 5º anos, tem por objetivo principal a transmissão de noções de cidadania, prevenção ao abuso de drogas entre jovens e auxílio no desenvolvimento de técnicas eficazes de resistência a violência. O currículo principal visa preparar as crianças a evitar tais problemas  quando estão entrando na adolescência. Sabe-se que a idade em que mais ocorre o primeiro contato com as drogas é em torno de 12 anos, portanto o PROERD, atuando nesta faixa etária funciona como uma real prevenção. “O programa atinge seus objetivos treinando cuidadosamente seus policiais para desenvolver um currículo estruturado e sequencial nas escolas, currículo este criado por psicólogos, pedagogos e policiais. É importante citar o impacto que os policiais fardados exercem trabalhando em sala de aula como um modelo positivo aos estudantes. O resultado tem sido excelente”, comentou a secretária Fabiana Cruvinel.

O PROERD foi desenvolvido pela primeira vez em Marília em 1997, dois anos depois, 1999, passou a atingir quase 100% dos estudantes dos 5º anos do Ensino fundamental nas cidades de Marília, Garça, Tupã e Pompéia.

Fotos Wilson Ruiz