12 NOV 2014
Secretaria da Saúde realiza Mutirão de Combate à Dengue

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Divisão de Zoonoses – inicia nesta quarta-feira (12), em todas as regiões da cidade, um Mutirão de Combate à Dengue.

“Vamos intensificar os trabalhos de bloqueio e de controle de criadouros. Nesta primeira etapa, faremos visitas às residências e estabelecimentos comerciais em todas as regiões da cidade. Na próxima semana, em parceria com o Governo do Estado, iremos dar início as ações de nebulização em áreas de grande incidência do mosquito”, afirma Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo o coordenador, os bairros que apresentaram índices preocupantes de transmissão de dengue, durante o LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de infestação do Aedes aegypti), devem receber uma atenção especial da Secretaria Municipal da Saúde. “Marília está com índice geral de 0.7 – abaixo de 1, que é o permitido pela Organização Mundial da Saúde. Mesmo assim, a nossa cidade apresenta, a exemplo de todo o Estado de São Paulo, índices preocupantes de transmissão de dengue, principalmente em algumas regiões do município, como o Cascata, Vila Altaneira, Palmital e a zona Norte (Parque das Nações, Santa Antonieta I e II, Julieta e Renata)”, complementa Garrido Neto.

Os trabalhos para a execução do Mutirão de Combate à Dengue vão contar com a participação de mais de 250 agentes de saúde. “Pedimos à população que facilitem o acesso dos nossos agentes às suas residências e que nos ajudem a vistoriar as áreas de risco”, comenta o coordenador.

Lupércio Garrido ressalta ainda que, mesmo com o Mutirão de Combate à Dengue, a população não pode relaxar nas ações de controle ao mosquito Aedes aegypti. “Não dá para deixar água parada nas residências. É preciso que a população colabore: limpando constantemente os seus quintais; trocando diariamente a água dos recipientes dos animais domésticos e dos vasos de plantas; mantendo as calhas limpas e as caixas d’água bem tampadas; entre outras ações. O apoio dos munícipes é fundamental para o controle do mosquito”, finaliza Garrido Neto.

Mais informações sobre o Mutirão de Combate à Dengue nos bairros de Marília podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3402-6500.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz