12 NOV 2014
AGENDA CULTURAL
Africanizando Marília: Apresentação de Netos de Bandim acontece nesta quinta-feira no Espaço Cultural

Acontece nesta quinta-feira, 13, às 20h, no Espaço Cultural, o projeto Africanizando Marília, com apresentação de dança e percussão com o grupo “Netos de Bandim”. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura e tem patrocínio da Abaçaí – Cultura e Arte. A entrada é gratuita.

A apresentação faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, que a Secretaria da Cultura está promovendo. Neste mês já aconteceu o 1º Afrofest, que contou com concurso Miss e Mister Beleza Negra, e também exposições como “África em Nós”, que acontece no Marília Shopping e “Tributo à Beleza Negra”, na Galeria Municipal de Artes.

O Grupo Cultural “Netos de Bandim” foi criado em 12 de novembro do ano 2000,  na Cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau, por uma ONG designada AMIC (Associação de Amigos e Crianças) com caráter comunitário e filantrópico, composto por jovens e crianças de diversas idades com o propósito de uni-los através da educação cultural. Por meio da dança, musica, teatro buscam não somente preservar as práticas culturais de seus povos desta região da África, como também incluir jovens órfãos ou em situação de abandono.

Os Netos de Bandim nascem assim dessa mistura de dificuldades e boas intenções colocando a cultura como o pilar no qual se constrói a união na luta contra as adversidades socioeconômicas e a conciliação entre as diversidades étnico-tribais da Guiné Bissau.

O grupo é composto por 150 bailarinos e vem se destacando e conquistando o merecido reconhecimento do Estado Guineense tendo se tornado a principal atração cultural do país e o cartaz de visita nas cerimônias oficiais. Tem participações em coreografias de videoclipes de diversos músicos africanos como: Manecas Costa, Sidónio Paes, Tino Trimo. Atualmente, estão produzindo seu duplo CD composto por um DVD de bailados e um CD com cantos originais dos grupos étnicos da Guiné Bissau.

Suas apresentações, nos diversos espaços e nos meios de comunicação levam a população guineense diversas mensagens de reconciliação em favor da paz entre os homens, proteção ambiental e direitos humanos.

O grupo tem como meta principal a divulgação e promoção da cultura da Guiné Bissau dando continuidade ao legado cultural das gerações anteriores dai o nome “Netos de Bandim” demonstrando esse comprometimento da terceira geração de jovens do Bairro Bandim, da cidade de Bissau (Guiné Bissau), para com seus professores (avós). Uma tarefa nobre e complexa diante do fenômeno da globalização e que tem vindo de encontro com a oportunidade de inclusão de crianças e jovens.

O Espaço Cultural e de Lazer “Ezequiel Bambini” fica na Avenida Sampaio Vidal, enfrente ao SENAI. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3402-6600.