07 NOV 2014
Prefeitura é parceira em evento de combate a diabetes

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Saúde, promove no domingo (09), das 08 horas às 17 horas mobilização de conscientização sobre o Dia de Combate a Diabetes. O evento vai acontecer na avenida das Esmeraldas, nº 201 e conta com a parceria com a ADIM (Associação dos Diabéticos de Marília).

“Será mais um evento de orientação, educação e prevenção da doença. Essa é a 17ª campanha nacional gratuita e pretendemos orientar a população sobre alimentação saudável e como conviver com a doença”, disse a presidente da ADIM, Maria José Peres.

Fundada em 2010, a Associação dos Diabéticos conta com oito membros e já possui o título de utilidade pública municipal. O Dia Internacional de Combate a Diabetes é 14 de novembro.

Segundo Peres, em Marília 10% da população é diabética. São 20 mil pessoas na cidade com a doença crônica que provoca altas taxas de açúcar no sangue. Do total, três mil pessoas possuem o tipo 1, o modo mais raro e grave, originado na maioria das vezes por algum fator genético e que acomete principalmente crianças e adolescentes. Já o tipo 2 e outros tipos como quem possui as duas formas e a gestacional afetam 17 mil pessoas no município. São também pacientes maiores de 25 anos com vida sedentária ou obesos.

“O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em1921”.

De acordo com dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), a educação e a prevenção de casos de diabetes foram o foco do Dia Mundial do Diabetes, entre os anos de 2009 e 2013, com o tema “Diabetes: Proteja Nosso Futuro”. Para os anos de 2014 a 2016, Vida Saudável e Diabetes foi o tema escolhido pela IDF (International Diabetes Federation).