29 OUT 2014
EDUCAÇÃO
Emefs Olimpio Cruz e Reny Cordeiro participam de projeto de estímulo à leitura e pesquisa escolar

A Secretaria Municipal da Educação vem acompanhando o sucesso na participação das Emefs (Escolas Municipal de Ensino Fundamental) “Reny Pereira Cordeiro”, na zona sul,  e “Olímpio Cruz”, na zona norte, no projeto “Biblioteca Escolar”.

Trata-se de um plano de intercâmbio com a Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, através da Unesp, campus de Marília, para estimular os alunos à leitura e pesquisa escolar.

A Bibliotecária Mona Cleide Quirino da Silva Farias, destaca que o objetivo é ampliar o projeto para todo o Ensino Fundamental da rede municipal de Marília. “Primeiramente os professores passaram por capacitação e agora os alunos estão sendo beneficiados no intercâmbio com outras escolas fora do Brasil através da internet. Essa troca de experiências está sendo altamente benéfica para os estudantes e a meta é a expansão com outras escolas de todo o mundo”, destacou.

Na semana passada, houve o intercâmbio com uma escola de Braga, Portugal. Na quarta feira, participaram alunos do 3º ano da escola “Olimpio Cruz” e na sexta, da 4ª série da Emef “Reny.

A diretora da Emef da zona sul , Daniela Rigoldi Del Nero Mota, destaca que o importante é o estímulo à pesquisa escolar. “Já estamos em estágio avançado no estímulo à leitura e agora queremos agregar a pesquisa escolar á biblioteca e multimídia. Destaco o projeto da Prefeitura de reformar a escola, tornando um ambiente só a biblioteca e o laboratório de informática. Os alunos, com isso, terão ao mesmo tempo livros, jornais, revistas e computadores para o trabalho de pesquisa. O reflexo será muito positivo para a melhoria do rendimento escolar”, comentou Daniela.

Já a diretora da Emef “Olimpio”, Vanessa Doretto Ribeiro Mouro, destaca que a escola tem realizado um trabalho profundo de estímulo à leitura, inclusive com a exposição de trabalhos. “A pesquisa escolar só vem a complementar esse trabalho, utilizando-se a tecnologia dos computadores e internet. A motivação para os alunos tem sido muito importante”, afirmou.

A secretária da Educação, Fabiana Cruvinel, ressalta que acaba de ser realizado o II Concurso Multimídia, como forma de incentivar e valorizar as ações pedagógicas dos professores e alunos na unidade escolar, utilizando-se a toda a tecnologia como suporte para um trabalho dinâmico. “Vivemos uma realidade onde as ferramentas tecnológicas fazem parte do cotidiano e nas escolas não poderia ser diferente. As escolas municipais são equipadas com toda a tecnologia e  contam com instrutores de informática para inserir os alunos na Era Digital. Destaco também nesse programa, o grande apoio da Unesp”, disse Fabiana.

Fotos: Wilson Ruiz