27 OUT 2014
Videomonitoramento: Começa colocação dos postes para instalação de 12 câmeras

A empresa responsável por fornecer e instalar os equipamentos para o sistema de videomonitoramento da cidade inicia na próxima quarta-feira (29), a colocação dos postes para abrigar as 12 câmeras que serão fixadas em pontos estratégicos, como praças e ruas movimentadas, do município. Neste sábado, o Diário Oficial Eletrônico do Município publicou os pontos que foram definidos por critérios técnicos da Polícia Militar (consideradas áreas de interesse de segurança pública).

O prefeito Vinicius Camarinha observou que o projeto da central de videomonitoramento é uma parceria entre Prefeitura de Marília e o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar – e vai garantir mais segurança à população.

“O cronograma dos serviços está sendo feito conforme o estabelecido no processo licitatório com a empresa Sillis e, nesta semana, já vamos iniciar a colocação dos postes nas vias públicas para a instalação das câmeras. A próxima etapa será a montagem da central de videomonitoramento no Paço Municipal”, afirma o secretário municipal da Administração, Marco Antônio Alves Miguel, ao destacar o empenho do prefeito Vinicius na implantação desse projeto.

COBERTURA E SEGURANÇA

A central de videomonitoramento será instalada no piso térreo da Prefeitura. Os pontos de instalação das câmeras foram definidos pela Polícia Militar, com base em critérios técnicos.

“Inicialmente, teremos 12 pontos estratégicos que foram definidos pelos critérios técnicos de segurança pública da Polícia Militar. Para esta escolha, o 9º Batalhão do Interior – com sede na nossa cidade – fez um estudo técnico e avaliou mais de 50 áreas de interesse do município”, ressalta Marco Antônio Miguel.

De acordo com o secretário da Administração, as primeiras 12 câmeras de segurança vão contribuir muito para o trabalho executado pela Polícia Militar em todas as regiões da cidade.

“Tudo que for relacionado às infrações de menor potencial ofensivo, as contravenções penais, aos crimes propriamente ditos e as questões de trânsito poderão ser observados pela central. Além da Polícia Militar, este serviço inteligente também vai colaborar na execução dos serviços da Emdurb, especialmente com o monitoramento do trânsito”, destaca o secretário.

Marco Antônio Miguel acrescenta que “por ser uma parceria com o Governo do Estado, os trabalhos serão coordenados pela Polícia Militar e ficarão sob a responsabilidade desta importante instituição”.

Equipamentos de segurança

A implantação de todo o projeto da central de videomonitoramento representará um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão e só foi possível graças ao excelente relacionamento entre o prefeito Vinicius e o governador Geraldo Alckmin. O Governo liberou, através de um convênio, R$ 1 milhão e a Prefeitura entrou com a contrapartida de R$ 400 mil.

As câmeras que serão utilizadas no sistema de monitoramento são de última geração. De acordo com o secretário Marco Antônio Alves Miguel, os equipamentos são os mesmos instalados em grandes cidades de países desenvolvidos, como Inglaterra e Estados Unidos.

“As câmeras poderão aproximar uma imagem em até cinco quilômetros de distância. São equipamentos de última geração e que vão ajudar no combate a violência. Após a finalização desta primeira etapa vamos iniciar estudos técnicos para a implantação do sistema em outros locais da cidade. A nossa intenção, juntamente com a Polícia Militar, é chegar a uma abrangência de 52 pontos estratégicos”, concluiu Marco Antônio Miguel.

Conheça os 12 pontos estratégicos definidos pela Polícia Militar:

– Avenida Sampaio Vidal – no cruzamento com a Av. Rio Branco e a Av. Bandeirantes (Centro);

– Rua 9 de Julho – no cruzamento com a Rua São Luiz (Centro);

– Rua 9 de Julho – no cruzamento com a Av. Vicente Ferreira (zona Leste);

– Avenida das Esmeraldas – no cruzamento com as avenidas Pedro de Toledo, Vicente Ferreira e Ipiranga (zona Leste);

– Avenida João Ramalho – no cruzamento com as Avenidas Tiradentes e das Roseiras (zona Sul);

– Avenida Hygino Muzzi Filho – no cruzamento com a Rua Manoel Santos Chieira (campus universitário – zona Oeste);

– Rua Benedito Alves Delfino – no cruzamento com a Rua Maria Batistão (zona Norte);

– Rua 16 de Setembro – no cruzamento com Rua Washington Luiz (zona Norte);

– Rua dos Cravos – no cruzamento com as ruas Keiji Akutagawa e Ana Rita (zona Oeste);

– Avenida João Ramalho – no cruzamento com as ruas Durval de Menezes e Domingos Jorge Velho (zona Sul);

– Avenida Castro Alves – no cruzamento com as ruas Manoel Muller e Sanches Cibantos (zona Norte);

– Avenida Antonieta Altenfelder – no cruzamento com a Rua João Caliman (zona Norte).

Foto: Wilson Ruiz