13 OUT 2014
FUNDO SOCIAL
Prefeitura é parceira na campanha #1salva8 de doação de órgãos

Intitulada #1salva8, a Famema (Faculdade de Medicina de Marília), por meio do Spot (Serviço de Captação de Órgãos e Tecidos), e a Prefeitura de Marília lançaram na sexta-feira (10) a campanha de doação de órgãos e tecidos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do tema.

O prefeito Vinicius Camarinha foi recebido pelos diretores da Famema e cumprimentou a faculdade pela iniciativa da campanha. “Sou doador, toda a minha família sabe disso e é importante conscientizarmos a população que uma vida pode salvar outras oito. Uma campanha louvável e que tem o total apoio da administração”, disse.

O vereador José Expedito Carolino (Capacete) e o assessor especial da Secretaria da Saúde, Danilo Bigeschi acompanharam o prefeito no lançamento da #1salva8.

“A Câmara Municipal parabeniza a Famema e a Prefeitura pela união na realização da campanha. Sou doador e acho importante discutir esse tema nas escolas junto aos alunos e funcionários”, afirmou Capacete.

A coordenadora da campanha, Roseane da Silva revelou que as escola municipais estão participando da mobilização, para isso foi criada uma cartilha que trata do tema, com ilustração e uma linguagem de fácil compreensão dos alunos. “A Prefeitura tem sido nosso grande gancho, afinal, estamos atingindo as crianças e levando essa conscientização nas casas. Todas as escolas municipais estão participando. A Secretaria da Saúde nos ajudou com a confecção das camisetas e da revistinha. É muito importante levar aos pequenos a importância da doação, da ajuda ao próximo. Agradecemos também ao projeto Tauste Social e a escola Fisk pelo apoio na mobilização”, destacou a coordenadora.

Roseane revelou que a campanha foi idealizada no ano passado e só aconteceu agora graças ao apoio do governo municipal.

“Para a Secretaria da Saúde é uma satisfação fazer parte dessa discussão, o material de divulgação como cartazes e panfletos também são encontrados nos nossos postos de saúde”, revelou o assessor especial de Saúde, Danilo Bigeschi.

Representando a diretoria do complexo Famema/HC, participaram do lançamento da campanha os médicos: o vice-diretor geral, Ivan de Melo Araújo e diretor administrativo, Gilson Caleman.

“A doação de órgãos é um fator fundamental para o tratamento de milhares de pessoas que têm deficiências orgânicas. Toda campanha e esclarecimento público são fundamentais para salvar vidas. Marília tem uma captação de órgãos bastante eficaz, com uma equipe especialmente voltada para essa ação no Hospital de Clínicas. Pelo menos uma vez por mês registramos na região de uma vida pode salvar até oito”, revelou o vice-diretor.

Fotos: Wilson Ruiz