13 OUT 2014
Comemoração marca campanha Outubro Rosa na USF Aeroporto

Com uma apresentação musical das agentes comunitárias da Saúde e um café da manhã, a campanha Outubro Rosa teve comemoração especial na sexta-feira (10) na USF (Unidade de Saúde da Família) do Aeroporto, zona Leste. O prefeito Vinicius Camarinha acompanhou o evento e destacou a importância da mobilização contra o câncer de mama. “Uma manhã importante de sequência da campanha Outubro Rosa, toda discussão é válida para a conscientização da importância do autoexame das mamas. Aproveitei para conversar com a equipe da USF e ainda usuários como o grupo da terceira idade Saúde em Movimento. Conheci senhoras que participaram do Mutirão da Catarata e estão muito satisfeitas com o resultado”, disse Vinicius.

O secretário da Saúde, Luiz Takano acompanhou o prefeito na visita à USF Aeroporto. “Qualidade de vida é fundamental e essa mobilização visa a saúde, a qualidade de vida da mulher. Como ginecologista não poderia ficar indiferente e saúdo as agentes comunitárias, a enfermeira Luciana Nardo, responsável pela unidade, pelo evento realizado nesta sexta-feira”, afirmou Takano.

O médico ainda falou sobre os investimentos na Saúde como a contratação de médicos. “Hoje a rede trabalha com unidades básicas e unidades de saúde da família e é importante que a população conheça a nossa realidade. Realizamos um concurso para a contratação de 31 médicos para as unidades básicas para melhorar o atendimento da população”.

O assessor especial da Saúde, Danilo Bigeschi também esteve na unidade do Aeroporto.

Na solenidade, agentes comunitárias de Saúde do posto apresentaram uma música composta pela equipe para lembrar as pacientes da necessidade do autoexame das mamas.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mariela Nunes Cardoso cumprimentou a equipe pelo engajamento na campanha. “A administração está promovendo uma série de atividades alusivas à campanha. Sou usuária desta unidade de saúde e fiquei feliz em ver a preocupação dessas profissionais em aderir ao movimento”.

Mariela aproveitou para convidar a população para a caminhada da campanha Outubro Rosa que vai acontecer neste domingo (12), a partir das 7h30 horas na Avenida das Esmeraldas, com concentração na praça da Emdurb.

Unidade – Responsável por parte do atendimento da zona Leste, a USF do Aeroporto conta com médicos e seis agentes comunitárias. “Realizamos um trabalho de cuidado da população, com consultas médicas e de enfermagem, grupos de orientação alimentar, ginástica e caminhada. Nossa unidade promove ainda eventos junto às campanhas contra a tuberculose, hanseníase e câncer de mama, entre outros”, revelou a enfermeira responsável pela USF Aeroporto, Luciana Nardo.

Fotos: Wilson Ruiz