07 OUT 2014
Profissionais da Saúde participam de encontro do Projeto de Apoio ao SUS

Profissionais da saúde de Marília e região participaram no último dia 1º de outubro, no anfiteatro da Unimar, do Encontro de Socialização do Projeto Aplicativo – desenvolvido pelo Ministério da Saúde e o Instituto Sírio–Libanês de Ensino e Pesquisa, e que compõe uma das estratégias educacionais do Projeto de Apoio ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O projeto é realizado na região de Marília em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Diretoria Regional de Saúde (DRS) e instituições da região como Famema, Unimar, Unesp, entre outras. No total, 115 profissionais da saúde participaram do encontro.

“O nosso objetivo é qualificar o servidor da rede municipal de saúde para que ele possa estar devidamente preparado e melhorar assim o atendimento à população”, afirma Luiz Takano, secretário municipal da Saúde.

Os cursos de Gestão da Clínica no SUS, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS, integrantes do Projeto de Apoio ao SUS, foram iniciados em abril deste ano e mensalmente os participantes se encontram para o processo de aprender a entender situações; refletirem sobre o cotidiano; e ficarem focalizados na transformação de suas práticas. O Projeto Aplicativo é produto deste processo de aprendizagem.

No transcorrer do curso, os profissionais da saúde em grupos vêm utilizando ferramentas do Planejamento Estratégico Situacional; já identificaram macro problemas da região de Saúde onde estão inseridos; elencaram prioridades e identificaram os atores envolvidos neste contexto; escolheram os descritores para, neste momento de socialização, compartilharem seus processos e construírem  parcerias visando as transformações necessárias para a qualificação do cuidado prestado aos usuários SUS da região de Marília.

Como resultado deste projeto, em dezembro de 2014, serão apresentados, quatro Projetos Aplicativos no curso de Gestão da Clínica e no curso de Regulação em Saúde e seis projetos no curso de Educação na Saúde para Preceptores do SUS, que deverão ser implementados na intenção de melhorar as praticas no SUS.