02 OUT 2014
Prevenção ao Câncer de Mama: Marília também participa do “Outubro Rosa”

“Troque o medo pela coragem. Faça o autoexame”. Com esse slogan de conscientização da população sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama, foi aberta na manhã desta quarta feira, no auditório da Prefeitura, a campanha “Outubro Rosa” em Marília.

Sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Juventude e Cidadania, o evento visa chamar a atenção da população, em especial das mulheres, sobre a gravidade do problema e a importância do exame preventivo. “Vários segmentos da sociedade mariliense vão atuar com a Prefeitura nesse mês de outubro com esse objetivo. Algumas ações serão destaque, como a fixação de um imenso laço rosa no Paço Municipal, servidores municipais utilizando camisetas com dizeres da campanha, além de um pequeno laço também rosa utilizado por muitos marilienses . As empresas de ônibus urbanos de Marília, estão também proporcionando grande colaboração, assim como a Famema, Unimar, Com(Centro Oncológico de Marília) da Santa Casa, Sest/Senat, Convention Bureau e todas as secretarias municipais”, explicou a secretária Tereza Cristina Baraldi.

O médico cirurgião plástico, Léo Pastori, lembrou que o câncer de mama ataca homens e mulheres(a incidência é de um homem para cada 100 mulheres) e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. “Com o apoio da Prefeitura e da imprensa, tenho certeza que o objetivo será alcançado plenamente”, destacou.

Pastori elogiou a ação do prefeito Vinicius Camarinha junto ao governo do Estado no primeiro semestre quando trouxe à Marília a carreta com equipamentos sofisticados para mamografias. No total, 1.500 exames foram realizados. “Desses casos já apareceram diagnósticos precoces e daí a importância do exame de rastreamento. As pacientes com Câncer de Mama inicial muitas vezes não precisam de radioterapia ou quimioterapia. Daí, a importância da ação”, disse o médico.

O prefeito Vinicius Camarinha destacou que a Prefeitura vai continuar estimulando a prevenção na área da Saúde. “Neste ano, já avançamos muito com o mutirão de mamografias e agora estamos dando apoio total a essa campanha de conscientização. Parabéns pela participação de todos”, afirmou o prefeito.

Os vereadores Herval Rosa Seabra, José Bassiga e Sônia Tonin também acompanharam o evento.

Segundo tipo mais freqüente no mundo, o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos por ano. Se diagnosticado e tratado em estágio inicial, a possibilidade de cura é excelente.

Fotos Wilson Ruiz