23 SET 2014
Sala de embarque da Rodoviária abriga novo polo cultural

Depois da abertura dos polos culturais do Hotel Estoril, Marília Shopping, Esmeralda Shopping, CEJUSC – Centro Jurídico de Conciliação e Cidadania, da UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná de Marília), foi aberto nesta quinta-feira, dia 18 de setembro o Polo Cultural da Rodoviária de Marília, durante solenidade de inauguração da nova sala de embarque.

Com capacidade para 120 pessoas, espaço de 250m2 e protegido do vento e do frio, a nova sala de embarque dispõe de acesso à Internet, sanitários, dispositivos para carregar baterias de celulares, TVs coloridas e ainda um amplo espaço para as exposições que com certeza faz toda a diferença, pois abriga obras de artes e fotografias, abrilhantando ainda mais o local, tornando-o mais agradável.

“É uma forma de descentralizar a Cultura, oferecendo oportunidade para os passageiros, as pessoas que aguardam seus entes na Sala de Embarque de apreciar belíssimas obras e para os artistas também é uma excelente oportunidade de mostrar seus trabalhos”, disse a Secretária de Cultura, Taís Monteiro, que em parceria com a Emdurb administrará a agenda de expositores.

Segundo a Assessora Técnica Denise Campos Justino, responsável pela curadoria, o novo espaço é uma excelente vitrine para os trabalhos de artistas locais. “Para esta primeira mostra a Secretaria Municipal da Cultura montou uma fantástica Exposição com obras de seu próprio acervo, umas doadas por artistas, outras são Prêmio-Aquisição dos Salões de Arte ‘Marília, através de seus artistas’ e outras da Comissão de Registros Históricos que estão em comodato na Galeria de Artes”, disse.

As obras em cartaz são dos seguintes artistas: Benedita Pinheiro, Braz Alécio, Haydée Monteiro, Jorge Souza, José Carlos Azevedo Coutinho, Juracy Neris, Maria Eugênia Tanuri Caetano, Maria Zelma Magagnini, Odécia Panetini Pinheiro, Ruth Alécio e Sônia Lombardi, todas com o tema da história e memória do município, como a Chaminé da Matarazzo, Asilo São Vicente de Paulo, Mc Donald’s, antigo I.B.C. – Instituto Brasileiro do café que inclusive pegou fogo e era bem próximo da Rodoviária Comendador José Brambilla.

E como mostra permanente foi montada a Exposição Fotográfica “O passado no presente” de Érica Montilha que faz um trabalho maravilhoso de fusão de imagens do município do passado com o presente, totalizando 25 fotos, que agradou muito e emocionou os presentes.

Artistas e fotógrafos interessados em expor neste novo espaço devem fazer contato com Denise Campos na Secretaria Municipal de Cultura através do telefone 3402-6600.