15 SET 2014
População elogia atendimento do Mutirão de Catarata da Prefeitura

– Em uma semana foram realizadas 600 cirurgias

–  Mais 800 consultas prévias já foram agendadas

– É o maior mutirão da história da cidade

A primeira etapa do Mutirão de Catarata – lançado no último dia 5 de setembro – já registrou em uma semana, o total de 600 procedimentos cirúrgicos. Os primeiros atendimentos realizados pela Santa Casa têm recebido muitos elogios da população.

No Hospital Universitário – outro parceiro do programa – 800 consultas prévias já foram agendadas para o período de 15 a 19 de setembro. Os procedimentos cirúrgicos terão início, nesta instituição, no próximo dia 22.

É o maior mutirão de cirurgias de catarata da história de Marília – com 1.800 procedimentos – e representa na prática, que a cidade está investindo 26% do orçamento em Saúde Pública.“Além disso, a extensão social desta ação é tão importante quanto o programa de desfavelamento que meu governo está realizando. A maioria dos atendimentos é formada por pessoas de idade carentes, que correm o risco de ficar cegas por causa da Catarata”, ressaltou o prefeito Vinicius Camarinha, destacando a importante parceria com a Santa Casa e o Hospital Universitário.

O provedor da Santa Casa, Milton Tedde, destacou a importância desse projeto social lançado pela Prefeitura. “É uma ação para beneficiar as pessoas menos favorecidas. Como é bom ver os pacientes felizes pela recuperação da visão”, afirmou.

Para a superintendente do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva, “a instituição, desde a sua criação, tem como objetivo participar de ações que beneficiem as pessoas coletivamente. Por isso, estamos honrados em fazer parte desta parceria, com profissionais e materiais de qualidade, e principalmente também, pela sua grande extensão social”.

“O investimento total será de cerca de R$ 1,5 milhão. Esse dinheiro poderia ser aplicado na manutenção do asfalto da cidade. Mas não, a vida é prioridade para a nossa administração”, destacou o prefeito Vinicius.

Pacientes elogiam mutirão

Os pacientes que estão participando do Mutirão da Catarata destacaram a importância desse projeto lançado pela Prefeitura. Para eles, representa o fim de uma longa espera para ter novamente uma visão normal.

Eu estava há oito anos aguardando por esta cirurgia. Na iniciativa privada me pediram R$ 4 mil em cada olho. Não tinha condições financeiras de arcar com isso. Procurei o mutirão e fui muito bem atendida. Parabenizo o prefeito Vinicius por esta iniciativa. Estou muito feliz, já recuperei uma parte da visão com o primeiro procedimento e o segundo também está marcado para os próximos dias”, destacou Brasilina Ribeiro de Godói, de 74 anos, que atualmente reside com a filha no Jardim Portal do Sol.

O aposentado José Salviano, de 72 anos de idade (mora no bairro Palmital) também aguardava há cerca de três anos pelo procedimento cirúrgico. “A minha visão estava ‘embaçada’. Operei o olho do lado esquerdo e estou aguardando o outro procedimento. Já estou me sentindo muito melhor, graças a Deus e ao mutirão criado pelo prefeito”, comentou Salviano.

Outra moradora que está muito feliz é dona Maria Aparecida Alves Resende, de 71 anos, que reside no bairro Vila Nova. “Estou realizando um sonho e voltando a enxergar bem. Já fiz o procedimento em um olho e vou fazer o outro nos próximos dias. O atendimento tem sido muito bom”.

Eu estava há mais de dois anos aguardando por esta operação. Fui encaminhada pela Unidade de Saúde do JK e já iniciei os procedimentos cirúrgicos. É uma grande felicidade recuperar a visão. O prefeito está de parabéns por este mutirão”, finalizou dona Abigail Leonardo, de 73 anos, que mora no bairro Jânio Quadros.

Foto: Wilson Ruiz