08 SET 2014
Qualidade na Educação coloca Marília em destaque no país

– Índice de 6,5 é maior que outros grandes centros no Estado

– Marília supera as médias estadual e nacional

– É comparado a países do primeiro mundo

O Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Marília, que chegou a 6,5, é superior ao registrado em municípios importantes no Estado, como Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Rio Preto e Ribeirão Preto. Para o prefeito Vinicius Camarinha, com os investimentos realizados desde o início da sua administração, a perspectiva é de que esse índice deverá crescer ainda mais no próximo levantamento, que será divulgado em 2016.

O IDEB leva em consideração o desempenho dos alunos na Prova Brasil, procurando medir a qualidade do ensino no país. O resultado da Rede Municipal da Educação de Marília, que foi de 6,5, supera as médias estadual (5,7) e a nacional (foi de 5,2). Houve um crescimento em relação ao levantamento anterior (2011), quando o IDEB da Rede Municipal era de 6.4. Além disso, é considerado um dos melhores do país, colocando o ensino de Marília ao nível de países mais desenvolvidos do mundo.

Três escolas ficaram com média acima de 7: EMEF “Edméa Braz Rojo Sola” (índice de 7,6), EMEF Profª Reny Pereira Cordeiro e Emef Profº Cecília Alves Guelpa (cada uma com índice de 7,1).

INVESTIMENTOS – O prefeito Vinicius Camarinha parabenizou mais uma vez a secretária da Educação, Fabiana Rodrigues Cruvinel, toda sua equipe, bem como aos alunos participantes do IDEB. Ele reafirmou seu compromisso em investir cada vez mais na qualidade da educação municipal.

Além de reformas, ampliações, construções (são 41 obras, além de construção de sete novas creches – representará mais que o dobro do número atual), a preocupação é com o aluno: ampliar o número de escolas com tempo integral, ensino de inglês, sem falar da qualidade na merenda, kits escolar e de higiene bucal, bem como uniformes.

A Secretária da Educação, Fabiana Cruvinel, o resultado deve ser comemorado por toda equipe envolvida no processo pedagógico e ao mesmo tempo agradeceu ao prefeito Vinicius Camarinha pelos investimentos que estão sendo realizados em prol do ensino municipal

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO:

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS REALIZADOS

– 41 obras – (reformas, ampliações e construções);

– 7 novas creches (duas já em construção);

– UNIFORMES de inverno e verão – 18 mil alunos;

– ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL;

– AULA DE INGLÊS – alunos do 5º ano da rede;

– KITS MATERIAL ESCOLAR – Pela primeira vez na rede municipal;

– MERENDA ESCOLAR – Reforçada com quatro tipos de carne;

– CUIDADORES DE CRIANÇAS ESPECIAIS;

– Programa Permanente de Atendimento de Férias;

– Programa de Educação Integral Pequeno Atleta;

– Programa de Reforço Escolar;

– Programas de formação continuada para profissionais da Educação;

– Aquisição de novos veículos para transporte escolar.

Foto: Wison Ruiz