08 SET 2014
SAÚDE
Mutirão de cirurgias de Catarata tem parceria com Santa Casa e Hospital Universitário

“Será o maior mutirão de cirurgias de catarata da história de Marília, com 1.800 procedimentos. É a prova, de que na prática, Marília está investindo 26% do orçamento em Saúde Pública”.

Com esse comentário, o prefeito Vinicius Camarinha lançou oficialmente o mutirão na manhã desta sexta feira no auditório da Prefeitura. “A extensão social será tão importante quanto o programa de desfavelamento que meu governo está realizando. Vamos atender agora principalmente pessoas de idade carentes, que correm o risco de ficar cegas por causa da Catarata.  Destaco a parceria com a Santa Casa e Hospital Universitário”, disse o prefeito.

Ele lembrou que depois dos mutirões de Ortopedia e Fisioterapia (com 3.500 atendimentos) e Mamografias (1.500) , agora chegou a vez do de Oftalmologia. “Temos oito mil pessoas na fila aguardando por consulta, exames e procedimentos. Decidi iniciar pelas cirurgias de Catarata pela urgência, com o risco da cegueira. O investimento será de cerca de R$ 1,5 milhão. Esse dinheiro poderia ser investido agora na manutenção do asfalto. Mas não, a vida é prioridade”, finalizou Vinicius.

O provedor da Santa Casa, Milton Tedde, destacou ser uma honra integrar essa ação de saúde e extensão social comandada pela Prefeitura. “Já iniciamos o trabalho e não vamos ter lucro nenhum. Pelo contrário, poderemos até investir um pouco. É uma ação para beneficiar as pessoas menos favorecidas. Como é bom ver os pacientes felizes pela recuperação da visão”, lembrou o provedor.

No primeiro dia do mutirão de Oftalmologia, a Santa Casa abriu 88 fichas de atendimento. Foram realizados quase 100 exames pré-operatórios, com 51 pacientes já agendados para cirurgia.

Já a superintendente do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva, comentou que a população está envelhecendo rapidamente e a catarata vem atingindo cada vez mais os idosos. “Desde a sua criação, o Hospital Universitário tem como objetivo participar de ações que beneficiem as pessoas coletivamente. Por isso, estamos honrados também em participar desse convênio com profissionais e material de qualidade. Mesmo pela tabela SUS defasada, aceitamos participar do mutirão pela extensão social”, disse Márcia.

O secretário da Saúde, Luiz Takano, elogiou a ação dinâmica do prefeito para beneficiar a população carente. “Os pacientes são os grandes beneficiados com um investimento de quase 30% do orçamento”, destacou.

O presidente da Câmara,  Luiz Eduardo Nardi, afirmou que o mutirão é uma ação histórica na Saúde de Marília e com parceiros de total credibilidade como Santa Casa e Hospital Universitário. “Essas instituições estão demonstrando sua missão social mesmo com a tabela defasada do Sistema Único de Saúde. Vinicius negociou e obteve o aval para beneficiar as pessoas necessitadas. Isso é marcante”, afirmou.

Também compareceram à solenidade, os vereadores Herval Rosa Seabra, Samuel da Farmácia, José Expedito Capacete e José Menezes.

Fizeram parte também da mesa principal, o diretor geral do complexo Famema, Paulo Roberto Teixeira Micheloni, e o vice prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho.

Durante a solenidade, foi convocada à mesa das autoridades, Petronilha dos Santos Ferreira, de 76 anos, moradora no Santa Antonieta. Há cinco anos ela está na fila de espera pela cirurgia de Catarata. “Minha visão está cada vez mais complicada e não tenho dinheiro para ir a um médico particular”, afirmou.

Paraibano de nascimento, o agricultor Romeu Duarte da Silva, de 88 anos, escolheu Marília para viver. Ele mora na fazenda do Estado e apesar das dificuldades para locomoção, após ter perdido a perna direita (problemas vasculares), o idoso fez questão de comparecer à consulta para ficar livre da Catarata. “Quero voltar a enxergar bem porque ainda tenho muito para viver. Quero olhar no rosto das pessoas, enxergar bem meus netos”, disse.

A leitura da Bíblia Sagrada é a grande motivação para que, aos 91 anos de idade, Odilon Soares Corbes, morador no bairro Ana Carla, busque de volta a qualidade da visão. Ele conta que estava na fila para a cirurgia de catarata há dez anos. Durante todo este tempo, ele se acostumou a recitar os versículos para não esquecer a mensagem do evangelho. “A nossa vida é o dom mais precioso. Somos uma semente e temos que ser uma boa semente, por isso quero voltar a enxergar para reler a palavra de Deus”, disse.

Matheus Junqueira da Costa, residente no Jardim Guarujá, destacou que o prefeito Vinicius fez a promessa do mutirão de cirurgias de Catarata na campanha eleitoral e agora está cumprindo. “Já fui atendido pela ação de ortopedia e agora vou ser novamente beneficiado. Há três anos estou na fila esperando pela cirurgia. Parabéns ao prefeito”, disse Matheus.

Fotos: Wilson Ruiz