04 SET 2014
Prefeitura lança nesta sexta feira o mutirão de cirurgias de catarata

“Os mutirões são na prática uma ótima forma de agilizar o atendimento da população na área da saúde. Isso ficou comprovado com o trabalho de Ortopedia e Fisioterapia, além das mamografias. Agora, vamos iniciar o de Oftalmologia”.

Assim o prefeito Vinicius Camarinha destacou o lançamento nesta sexta feira do mutirão de cirurgias de Catarata. Será às 10h00 no auditório da Prefeitura Municipal. “Será o maior mutirão oftalmológico de Marília.Decidi iniciar o trabalho pelas 1.800 cirurgias ou mais, para beneficiar as pessoas de idade ameaçadas de perder a visão. Depois, iremos promover outras etapas para outros problemas oftalmológicos”, explicou o prefeito.

Ele lembrou que essas pessoas estão há muitos anos na fila de espera, correndo sério risco de ficarem cegas. “Esse é mais um investimento na saúde da população. Poderia determinar a utilização do recurso em outras áreas, como recapeamento e tapa-buracos. Mas não, Saúde é prioridade”, afirmou.

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino. Pode ser desencadeada por vários fatores como traumatismo, idade, uso de medicamentos e diabetes. A cegueira é a conseqüência mais grave. Com a cirurgia, remove-se o cristalino opaco do olho.

O secretário da Saúde, Luiz Takano, destacou que as 1.800 cirurgias de Catarata serão na Santa Casa e Hospital Universitário. “Haverá inicialmente a consulta e depois do exame, o agendamento do procedimento cirúrgico. A meta é iniciar o mutirão já neste final de semana. Parabéns ao prefeito Vinicius por colocar sempre a saúde da população como prioridade. Para quem corre o risco de perder a visão, o procedimento não tem preço”, afirmou.

O médico André Caraccio, diretor geral das urgências de Marília e coordenador do Samu, deu um exemplo sobre a importância desse mutirão. “Basta vedar os olhos para sentir o drama da dificuldade visual ou da cegueira provocado pela patologia. O prefeito Vinicius determinou a medida certa para beneficiar pessoas atingidas pelo problema”, destacou.

No lançamento do mutirão de Oftalmologia nesta sexta feira, serão anunciados os procedimentos técnicos para o encaminhamento nessa primeira etapa das pessoas atingidas pela Catarata.

Fotos: Wilson Ruiz