22 AGO 2014
Marília é referência estadual no atendimento aos idosos

O Centro Dia “Anadir Hilla”, na zona norte, está completando um ano de atividades e uma solenidade para marcar a data foi realizada na tarde desta quinta feira na unidade.

O secretário de Assistência Social, Hélio Benetti, comandou o evento num clima de integração com idosos atendidos e seus familiares. “Inaugurado em agosto de 2013, o Centro Dia “Anadir Hilla”, tem por objetivo oferecer um espaço para a convivência de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social ou risco pessoal. Proporcionamos cuidados básicos durante o dia com atividades sócio educativas e recreativas, higiêne pessoal, saúde e trabalho social com as famílias. Isso motiva os idosos para uma integração social e familiar, num momento em que as estatísticas indicam que está crescendo o índice de depressão na chamada “melhor idade” no Brasil. É uma forma muito importante de contribuição contra essa doença”, destacou Hélio Benetti.

Segundo ele, Marília está sendo referência pela Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado no trabalho com idosos. “ Por determinação do prefeito Vinicius, houve avanço na saúde, realidade física e psicológica, autoestima, autonomia e socialização dos idosos atendidos pelas duas unidades do Centro Dia. Evitamos com isso dificuldades no relacionamento famíliar, automedicação, alimentação inadequada e a própria depressão. As atividades são planejadas e muito bem executadas nas unidades e complementadas com passeios externos, que motivam os idosos”, finalizou Hélio.

Além do Centro Dia “Anadir Hilla”, na zona Norte e “Anos Dourados”, na região central, o prefeito Vinicius Camarinha obteve do governo do Estado o investimento de R$ 500 mil, para a implantação do Centro Dia da zona sul. Já houve a liberação de R$ 200 mil. Haverá também um investimento do município de R$ 100 mil. O prédio será construído no Poliesportivo “Tatá”, no Nova Marília, e no momento o terreno já está sendo preparado pela construtora vencedora da licitação.

Atualmente, no total, são atendidos 57 idosos, 30 no “Anadir Hilla” e 27 no “Anos Dourados”. Etore Esteves, de 75 anos,  atendido pelo da zona norte, destacou a qualidade da estrutura. “É realmente a nossa segunda casa. Somos muito bem tratados. Agradeço a Prefeitura por tudo isso. O idoso precisa de muito afeto e aqui tem”, afirmou.

O prefeito Vinicius Camarinha em viagem oficial enviou uma mensagem parabenizando a todos.”É uma equipe multidisciplinar competente que tem proporcionado ótimos resultados aos idosos. Parabéns”, disse Vinicius

Na solenidade, o vice prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, lembrou que o Centro Dia antes de mais nada é um espaço que respeita os direitos humanos. “A alegria dos idosos aqui dentro emociona”, destacou.

Também estiveram presentes a secretária da Juventude e Cidadania, Tereza Cristina Baraldi, e da Cultura,Taís Monteiro. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores José Expedito Capacete e José Bassiga.

Idosos do Centro Dia Thereza Sperandio Moro, de Pompéia, também prestigiaram o evento.

Fotos: Wilson Ruiz

Noticia 2-feira-da-empregabilidade-de-marilia-que-acontece-nesta-4-feira-dia-27-tem-600
Há 2 dias
2ª Feira da Empregabilidade de Marília, que acontece nesta 4ª-feira, dia 27, tem 600 vagas que vão do Ensino Médio a Superior