13 AGO 2014
AGENDA CULTURAL
Secretaria da Cultura abre Exposição do Ateliê ArtSol no Hotel Estoril nesta quinta-feira

Na décima exposição, após início da parceria entre o Hotel Estotil e a Secretaria Municipal da Cultura, o Ateliê ArtSol mostra seus trabalhos na exposição “ArtSol no Estoril”, que tem início neste dia 14, quinta-feira, às 20h no  Hotel Estoril, que fica na Rua São Luiz, 139, centro. A entrada é franca.

Além de algumas obras da artista e professora Solange Volpi, os visitantes poderão apreciar cerca de 20 telas das alunas: Adelaide Matias da Silva, Alba de Souza, Cida Dolce, Cleonice Marques Ribeiro, Diva Ap. Francisco da Silva, Eliana Franco Polido, Ivete Cantarini, Juliana Braga, Mara Leite Barbaceli, Maria Clarice Granado Druzian, Marines de Souza Moreira, Matie Skigekawade Souza, Sonia Franco Roque de Andrade e Suzana Pereira Lima dos Anjos, e do pequeno Gean Marcelo Polido Rocha, de 8 anos e para quem se espantou, Solange tem  uma aluninha de 5 anos, a Giovana, uma bonequinha, toda entusiasmada, alto astral, alegre e divertida.

“Temos obras de paisagens, florais e abstratos nesta exposição. A pintura acadêmica está sendo mostrada, com trabalhos todos pintados com tinta óleo”, explicou a artista Solange Volpi.

Solange Volpi fez um ano de aula em Santo André, onde residia, na Lojas Tamaios e com a professora Clélia Ibere Néri, renomada artista. Mudou-se em 2002 para Marília, quando sua vizinha e amiga Cristiane Salles, viu suas obras e pediu para que Solange lhe desse aulas. Apesar de não se sentir capacitada, não pôde resistir ao apelo e incentivo da amiga que lhe fez uma surpresa, comprando telas, cavaletes e tintas. Outras vizinhas e alunas foram acrescentando.

Como tinha um bebê de aproximadamente um aninho, Solange começou a dar aulas de pintura em tela. Posteriormente trabalhou também na União das Tintas, onde as vendedoras cuidavam da pequena Natália. Atualmente dá aulas em seu Ateliê, de artes em geral como pintura em tela, tecido, e nas Lojas Capricho, ministra apenas aulas de pintura em tela.

Solange nunca participou de uma exposição individual. A primeira foi na Escola Wizard, de lá para cá, fez 9 vezes na Galeria Atenas, diversas na Galeria de Artes, três no Marilia Shopping, uma no Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), no setor de coleta da unidade, no Quartel da Polícia Militar e outras; e tem obras na Exposição “Grandes Artistas de Marília”, em cartaz na Galeria Edith Santos”.

Solange, entusiasmada agradece a oportunidade através da parceria do Hotel com a Secretaria da Cultura por ser um grande incentivo para as alunas mostrarem os trabalhos realizados, bem como uma oportunidade de ver os trabalhos de outras colegas finalizados, pois nem todas são do mesmo dia e período.

Questionada sobre projetos pessoas ela diz: “Nunca parar de dar aulas, tenho projeto de expandir ainda mais as aulas, com mais horários, a inauguração em breve do novo Ateliê que está em fase de finalização da construção, trazer artista para um workshop em Marília, não só para as alunas, mas aberto aos outros artistas”.

Segundo a Secretária Tais Monteiro, as exposições no Hotel Estoril são um sucesso, uma vez que amplia os pólos culturais em Marília e divulga os trabalhos dos artistas locais. “Mais uma vez comemoramos o sucesso da parceria entre Secretaria da Cultura e Hotel Estoril, que muito tem colaborado com a arte mariliense, proporcionando aos hóspedes e visitantes a oportunidade de apreciar os trabalhos dos artistas marilienses”, disse.

“A exposição fica aberta para visitação não somente para os hóspedes como do público em geral até o dia 10 de setembro, quando iremos inaugurar outra maravilhosa exposição, desta vez da ABRASCI-  Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura e IBB – Instituto Biográfico do Brasil que deverá ser aberta no dia 12 com a organização e curadoria de Samir Chelala e Waldireni Chelala, diretor e curadora, além da Assistente Técnica da Secretaria da Cultura e responsável pelos agendamentos do espaço expositivo do Hotel, Denise Campos Justino”, concluiu Taís Monteiro.

Noticia confraria-da-danca-chega-a-marilia-com-sem-fim-espetaculo-livre-que-traz-reflexoes
17 ABR 2024 - 11h30
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios
Noticia secretaria-municipal-da-cultura-de-marilia-exibe-durval-discos-nesta-quinta-feira-dia