08 AGO 2014
Marília encerra a Semana da Amamentação com evento na Casa do Médico

O Fundo Social de Solidariedade promoverá nesta sexta feira uma homenagem a 50 doadoras do Banco de Leite Humano de Marília. Será ás 15h00, na sede da Associação Paulista de Medicina(Casa do Médico), na Avenida Pedro de Toledo, nº 179.

O evento vai encerrar a participação de Marília na XXIII Semana Mundial da Amamentação. Neste ano, o tema foi “Amamentação. Um ganho para toda a vida”.

O prefeito Vinicius Camarinha destacou o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano visando salvar vidas e mais uma vez lembrou que esse é um segmento que desfruta de credibilidade total perante à população mariliense. “Por isso, a determinação é sempre proporcionar estrutura para o estímulo às doações, coleta e conserva do material até o encaminhamento final do leite: os bebês nas UTI’s. É uma questão de vida”, destacou o prefeito.

O Banco de Leite Humano de Marília foi o 36º criado no Brasil. A inauguração foi em 1984, no PAS (Posto de Atendimento à Saúde) do Cascata, na gestão do prefeito Abelardo Camarinha e do secretário da Saúde, Antonio Domingues. É referência nacional e por isso é representado nos congressos brasileiros e ibero americanos.

Ele funciona também como unidade de ensino, proporcionando estágio, treinamento em Emeis, lactários e lactários com equipes de saúde, grupo de gestantes, nutrizes e avós.

Tem como parceiros Corpo de Bombeiros, Rotary Clube Marília Leste, casa da Amizade, Correios, Pastoral da Criança, Industrias de alimentos (Marilan/Dori), Unimed, Fonoaudiologia da Unesp e Secretaria Municipal da Educação, Unimar, Maternidade Gota de Leite, Santa Casa, Fatec, Hemocentro, Hospital Materno Infantil, Famema e SENAC bem como escolas profissionalizantes e particulares.

Atua também com uma rede de postos de coleta em municípios da região como Garça, Pompéia, Adamantina, Alvinlândia, Lucélia, Lupércio, ocauçu, Oriente, Pacaembu e Quintana.

Sandra Domingues, supervisora do Banco de Leite Humano de Marília,  lembrou que o Brasil tem outros 212 BLHs. “É pouco pelo tamanho do país. No entanto, temos a melhor rede do mundo. Na década de 40 buscamos tecnologia para a implantação do primeiro banco. Hoje, o Brasil é exportador dessa qualidade de serviço, premiada por várias vezes”, afirmou Sandra.

Ela lembrou que atualmente estão sendo coletados 100 litros de leite humano por mês, com a dedicação de 50 doadoras em média para o atendimento de 45 bebês. “É preciso ter sempre um estoque de segurança. Por isso, contamos com a conscientização de mais mães para a doação. É só entrar em contato pelo telefone 34138696. Uma equipe irá até a casa da interessada para passar todas as informações. A coleta é a domicílio. O prefeito Vinicius tem nos proporcionado total retaguarda para esse sucesso. Agora, determinou a troca de todos os frezeers para a conserva do material coletado com a máxima qualidade”, explicou.

A partir da consumação da doação, inicia-se um processo técnico. “Envolve a higienização da doadora e armazenamento domiciliar correto até o transporte adequado da residência à sede do BLH. Depois, ocorrem a pasteurização e análises. Só depois do resultado obtido, o leite deixa o banco com a prescrição médica levando-se em conta a necessidade de cada bebê internado nas UTIs neonatais dos hospitais”, finalizou.

A supervisora do Banco de Leite Humano , por fim, agradeceu a homenagem para toda a equipe do BLH mas principalmente para a doadoras pelo Fundo Social de Solidariedade.

Foto: Wilson Ruiz