07 AGO 2014
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Assembléia implanta na sexta a Cooperativa dos Agricultores Familiares

“A Agricultura Familiar em Marília cresceu e dá mais um passo prático comprovando essa nova realidade. Agora, sendo transformada em cooperativa, irá estimular comercialmente os associados. Agradeço desde o início das atividades, primeiro como associação, o empenho do prefeito Vinicius Camarinha. Foi o nosso grande incentivador, assim como Ceasa, Sebrae  e Cati”, destacou o presidente Odirlei Armando Pereira, conhecido como “Maradona”.

Ele destaca o evento desta sexta feira, às 9h00, no Ceasa, na zona norte, quando assembléia geral oficializará a criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares. Ela vai substituir a associação do setor, revitalizada no ano passado com o apoio total da Prefeitura.

A cooperativa será oficializada com 44 produtores, mas a meta é chegar a 70. “Fico plenamente satisfeito com mais um passo no fortalecimento dos agricultores familiares de Marília. No ano passado, oferecemos todo o apoio à Associação proporcionando a aquisição dos hortifrutis produzidos para a merenda escolar. Com isso, eliminamos os intermediários. A Prefeitura proporcionou com a medida hortifrutis de melhor qualidade na alimentação dos alunos da rede municipal. Além disso, com melhores preços, fortalecendo a agricultura familiar do município. A associação cresceu e está se transformando em cooperativa para que haja o sucesso comercial. Nosso apoio continuará sendo total. Queremos o fortalecimento dos agricultores familiares”, destacou Vinicius.

O gerente do Ceasa, Odracir Capponi, explicou que a mudança visa aumentar a participação dos produtores de Marília e região no mercado. “A associação só podia atuar voltada para política pública, sem capital social. Isso dificultava a obtenção de financiamento junto a bancos e instituições financeiras e o próprio crescimento da produtividade. Com a transformação em cooperativa, isso será revertido, e os cooperados também poderão atuar junto a estabelecimentos como supermercados, varejões e restaurantes”, explicou.

Haverá inclusive uma central de vendas com objetivo do abastecimento de supermercados e varejões. “Com a cooperativa, será possível apresentar preços mais competitivos. O Ceasa está cumprindo sua missão de auxiliar os pequenos agricultores na sua atividade no município e micro região”, finalizou.

Dos 44 produtores que farão parte da cooperativa, 38 são de Marília. O restante é de Oscar Bressane, Guaimbê, Ocauçu e Fernão.

Segundo o prefeito Vinicius, representantes da Secretaria Municipal da Agricultura acabam de participar da Agrifam(Feira de Agricultura Familiar), em Lençóis Paulista, para conhecer novidades na área visando beneficiar os produtores de Marília. “Além disso, estamos investindo na manutenção das pontes e estradas rurais visando dinamizar e baratear o escoamento da produção. O setor do agronegócio está sustentando a economia brasileira e por isso é essencial para Marília, a começar pela agricultura familiar”, finalizou o prefeito.

Agricultura Familiar, pelas regras do Ministério da Agricultura tem como base quatro itens: Em Marília, o produtor não pode ter área superior a54 hectares; no máximo dois empregados efetivos; renda anual até R$ 500 mil/ano e 70% dos produtos consumidos para a sobrevivência precisam ser oriundos da atividade agrícola.

Odirlei destacou também a manutenção das pontes e estradas rurais para o escoamento da produção. “Isso é fundamental. A estrutura para o transporte precisar estar adequada e a Prefeitura tem feito isso. Inclusive, agora como cooperativa, vamos adquirir um caminhão para auxiliar os produtores no escoamento da produtividade”, destacou o presidente.

Foto: Wilson Ruiz